segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Os maiores mitos da malhação


Os maiores mitos e verdades da malhação

por Liana Pires
Correr todos os dias de manhã, exigir o máximo do seu corpo durante a musculação, alongar-se antes de se exercitar…Muita gente acredita que esses são alguns dos segredos para manter o corpo em forma e a saúde em dia. Mas você está segura de que esse é realmente o “mapa da mina”?

Na hora de entrar em forma é fundamental saber quais são os mitos e verdades a respeito do assunto. Assim, você poderá avaliar se aquele truque que tanto ouviu falar funciona.
Experts no assunto revelam, agora, as maiores verdades e mentiras sobre exercícios físicos para que você não tenha dúvida sobre o que funciona e o que é balela na hora de entrar em forma. Confira!
Mitos e verdade da malhação/ Foto: Shutterstock

1. Musculação faz perder peso

VERDADE. Mas desde que seja realizada de três a cinco vezes por semana, com o acompanhamento de profissionais qualificados. “A partir do momento em que o aluno se exercita, significa que existe um gasto calórico. Porém, o saudável é conciliar exercícios de resistência com os aeróbicos, como corrida, caminhada e bicicleta”, diz Paulo Machado, personal trainer da academia Companhia Athletica (SP).

2. Quanto maior a carga, melhor o resultado

VERDADE. Quando o aluno começa a fazer musculação, a carga dos exercícios deve ser suficiente para que ele possa executar todas as repetições. Ao longo do treino, as cargas devem ser aumentadas para que haja um novo estímulo e a musculatura crie um novo anabolismo. Até seis semanas: o tempo que o aluno deve usar a mesma carga é de três a seis semanas, mas isso vai depender da frequência dos exercícios e da dedicação. “Essa periodização é importante, pois um peso grande pode causar espasmos musculares, inflamações, estiramentos e distensões, além de problemas na coluna, nos ombros e joelhos”, diz Fabio Bellini, fisioterapeuta da Seleção Brasileira de Atletismo.

3. Natação é o esporte mais completo

DEPENDE. A natação é um esporte completo do ponto de vista muscular e cardiorrespiratório, mas devido à pouca ação da gravidade, não trabalha a massa óssea. Por isso, é indicado que a atividade seja complementada por um treino com carga. Fernando Marques, personal trainer e proprietário da First Academia (SP), comenta que a natação melhora muito a respiração de sedentários, mas pouco faz pelo fôlego de quem já tem bom condicionamento físico.

4. Exercício de manhã é mais eficiente

MITO. A eficiência de qualquer atividade depende do seu ritmo fisiológico. Enquanto exercícios matinais podem promover bem-estar, relaxamento e disposição para algumas pessoas, para outras, podem ser verdadeiros martírios. Para quem entra muito cedo no trabalho, por exemplo, a prática é mais indicada à noite, e pode até ajudar a relaxar. Cuidados com a alimentação: “Para treinar de manhã, é fundamental não estar em jejum. Outro cuidado é com o aquecimento, para que os músculos e o coração mudem do estado de repouso para o de atividade moderada a intensa”, diz Jomar Souza, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte.

5. Malhar por muito tempo é prejudicial

MITO. Desde que acompanhados por profissionais, não existem exercícios proibidos. É interessante fazer um rodízio de treinos para trabalhar diferentes grupos musculares e nenhum deles sobrecarregar. Para idosos: o personal trainer Paulo Machado diz que antes de iniciar uma atividade, é preciso obter o aval de um médico. Assim, até idosos podem fazer musculação.

6. Correr deixa os seios flácidos

MITO. Mas é preciso observar o volume de corrida, se a pessoa pratica musculação ou não e se utiliza roupas adequadas. “Para quem corre três vezes por semana, por 60 minutos em dias alternados, e utiliza um top justo, para diminuir o balanço dos seios, não há risco. As peças com alta compressão também ajudam bastante”, diz Marco Antonio Ambrosio, ortopedista e médico do esporte do Hospital Samaritano (SP). Recorra à musculação: já se a corrida for diária sem o uso de roupa adequada, é bem provável que a flacidez apareça com o tempo. A musculação também é muito importante para manter o tônus da musculatura e fortalecer a estrutura corporal.

7. É preciso alongar antes dos exercícios

VERDADE. Antes do treino, deve-se realizar um alongamento menos rigoroso, mantendo o grupo muscular em posição alongada por 20 a 30 segundos. Um leve desconforto é desejável. Entretanto, não deve ser sinônimo de dor, pois ela é sinal de algum dano. Movimentos bruscos de alongamento com o corpo ainda “frio” podem gerar lesões nos músculos e nas articulações. Aquecimento: “O alongamento deve ter o objetivo de aquecer ou de relaxar os músculos, e não promover flexibilidade”, diz Adriana De Bortoli, fisioterapeuta com especialização em fisioterapia motora pela Santa Casa de São Paulo.

8. O corpo se acostuma com a mesma atividade

MITO. O corpo humano sofre uma adaptação ao estímulo da atividade física, e mantém um nível de condicionamento superior ao do sedentarismo. Se estímulos crescentes forem oferecidos, o organismo passa para outros patamares. Caso permaneçam os mesmos estímulos, fica-se com o trabalho de manutenção do condicionamento que foi conquistado. Portanto, continua fazendo efeito, sim.

9. Correr com agasalho ajuda a emagrecer

MITO. Nunca se agasalhe demais ou enrole plásticos no corpo para se exercitar. A perda de peso é apenas de água. O volume é reposto imediatamente após o exercício, e o peso volta a ser o mesmo do início. “As roupas ideais permitem a regulação da temperatura corporal, necessária para um bom funcionamento das reações fisiológicas que ocorrem durante o treino”, diz Nahas. Cada época, uma recomendação: no inverno, é preciso conservar o calor corporal e evitar sua perda para o ambiente mais frio. No verão, é necessário vestir roupas que permitam a perda de calor, mantendo a temperatura do corpo e evitando sua elevação.

10. Exercício só funciona quando sentimos dor

MITO. A dor tardia é reflexo da destruição de tecido muscular que foi submetido a um esforço não habitual. Se o trabalho executado provoca dor é porque o limite não foi respeitado ou o exercício não foi realizado de maneira correta. Escute os sinais: “Aprenda a ouvir seu corpo, que reclama por meio da dor. Respeitar os limites é fundamental”, diz Ricardo Nahas, médico do esporte do Hospital 9 de Julho (SP). Usar calçados adequados e roupas apropriadas também ajuda na sensação de bem-estar.
UOL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...