terça-feira, 25 de setembro de 2012

O PREÇO DO SILÊNCIO


Grecianny Carvalho Cordeiro*
            Lendo a matéria da última Revista Veja sobre as revelações do Marcos Valério, percebi que ali foi dito o que todo mundo sabia, com exceção do então Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva, ou seja, o mensalão contava com o seu aval e o seu apoio. Isso sempre ficou claro como a luz que brilha no horizonte nordestino.
Não se podia conceber que um esquema de corrupção envolvendo os mais altos escalões da política, incluindo-se o Chefe da Casa Civil, acontecesse sem que a maior autoridade do país não o soubesse ou não endossasse tal prática. Que o povo brasileiro sempre foi feito de bobo isso é fato, mas não precisava abusar tanto assim.
Contudo, o que mais me chamou a atenção nessa reportagem sobre o Marcos Valério foi imaginar o preço do seu silêncio. É certo que, naquela época, quando os figurões que faziam parte do mensalão estavam tão empolgados com a dinheirama recebida, sequer pensaram que um dia aquele esquema seria desbaratado e que alguém teria coragem de levar as investigações adiante, culminando com o oferecimento da denúncia e a instauração do processo penal hoje em julgamento no Supremo Tribunal Federal.
Marcos Valério certamente pensou que continuaria sendo bem recebido pelos figurões de Brasília, com livre acesso em todos os gabinetes. Ao gastar seu – ou melhor, o nosso – dinheiro com carros, imóveis, viagens, presentes, luxos e mimos, talvez jamais tenha pensado que a sua boa vida poderia ter um desfecho desagradável. E com certeza, se deslumbrou, bem como os seus familiares e amigos, diante de tanto poder, tanto prestígio, de tantas facilidades.
Marcos Valério certamente nunca pensou que um dia seu filho teria vergonha de tê-lo como pai e que não poderia deixa-lo no colégio sem que precisasse ter o cuidado de não ser visto para evitar dissabores ou que sua filha viria a se sentir humilhada numa sala aula ao tratar sobre o seu comportamento.
Marcos Valério certamente nunca pensou que sua mulher tentaria o suicídio por várias vezes em razão das pressões sofridas e dos problemas decorrentes de suas ações espúrias ou que teria problemas de saúde, afinal, estava tão bem!
E Marcos Valério silenciou, calou para proteger seus comparsas, acreditando que todo o dinheiro sujo do mensalão compraria a sua paz, a sua liberdade, o seu prestígio, o seu poder.
Hoje, é um homem solitário, humilhado, com medo de morrer, com a família destruída. Foi esse o preço do seu silêncio. Valeu a pena?
*Promotora de Justiça

3 comentários:

  1. Seu blog está ótimo. Estou com inveja.
    Parabéns!
    Pe. Geovane

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Deus é e só podia ser amor. Ame!

    Padre Geovane Saraiva*

    Guardemos no íntimo do coração a mensagem de otimismo e esperança, deixada por Dom Helder Câmara, o artesão da paz e cidadão do mundo, o bispo brasileiro mais influente no Concílio Vaticano II, ao abrir o caminho para a renovação, na sua mais profunda e autêntica coerência em favor dos empobrecidos: “Se não engano, nós, os homens da Igreja, deveríamos realizar dentro da Igreja as mudanças que exigimos da sociedade”.

    Falou também com extraordinária paixão que falou que Deus é amor, em tom daquilo que lhe era muito peculiar, a poesia: “Fomos nós, as tuas criaturas que inventamos teu nome!? O nome não é, não deve ser um rótulo colado sobre as pessoas e sobre as coisas... O nome vem de dentro das coisas e pessoas, e não deve ser falso... Tem que exprimir o mais íntimo do íntimo, a própria razão de ser e existir da coisa ou da pessoa nomeada... Teu nome é e só podia ser amor”.

    *Pároco de Santo Afonso - Fortaleza - Ce
    geovanesaraiva@gmail.com
    Autor dos livros:
    “O peregrino da Paz” e “Nascido Para as Coisas Maiores” (centenário de Dom Helder Câmara);
    “A Ternura de um Pastor” - 2ª Edição (homenagem ao Cardeal Lorscheider);
    “A Esperança Tem Nome” (espiritualidade e compromisso);
    "Dom Helder: sonhos e utopias" (o pastor dos empobrecidos).

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...