Do AutoMotor/Portugal
com exclusividade no Brasil para MotorDream
Foi no Reino Unido que a notícia chegou ao domínio público, depois de vários modelos BMW terem sido roubados com recurso aos computadores de bordo. O processo é simples. Depois de ganharem acesso ao compartimento do motor, os criminosos utilizam um dispositivo que acessa o computador de bordo e simplesmente programa uma nova chave para ser utilizada com aquele automóvel. A partir daí, é fácil levar o carro “emprestado”, num processo que demora perto de três minutos.
O dispositivo foi criado para utilização em oficinas. No caso de perder as chaves, seria muito mais barato recorrer a uma oficina destas do que ir diretamente à marca. Mas os criminosos aperceberam-se do potencial deste aparelho e não hesitam em comprá-lo para levar adiante suas intenções.
Contatada pelo AutoMotor, parceiro editorial de MotorDream, a BMW Portugal respondeu de forma lacônica, afirmando que “está consciente de que grupos criminosos estão a utilizar equipamento eletrônico altamente avançado para efetuar roubos de carros de elevado valor de diversas marcas”. Para tentar por fim a esta situação, “a empresa está a trabalhar juntamente com legisladores e outros fabricantes de automóveis por forma a oferecer aos seus clientes a máxima proteção”, estando já a ser “iniciadas as investigações necessárias e todos os fabricantes estão a trabalhar com as autoridades”.
A resposta da BMW Portugal termina com a afirmação de que, atualmente, “todos os veículos BMW preenchem todos os requisitos legais de segurança. Ainda assim, estamos continuamente a trabalhar para que possamos melhorar os sistemas de segurança a cada dia”.
Fonte: http://motordream.bol.uol.com.br/noticias/ver/2012/09/28/veiculos-com-chave-inteligente-facilitam-a-vida-dos-ladroes
Nenhum comentário:
Postar um comentário