terça-feira, 23 de outubro de 2012

Com três astronautas, nave russa é lançada rumo à Estação Espacial


Com três astronautas a bordo, a nave espacial russa Soyuz TMA-06M foi lançada nesta terça-feira (23) com destino à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). De acordo com um centro de controle de voos da Rússia, o lançamento foi realizado com sucesso às 8h51 (no horário de Brasília), com ajuda do foguete Soyuz-FG, a partir da base na cidade de Baikonur, no Cazaquistão.
A tripulação da nave conta com os astronautas russos Oleg Novitski e Evgeny Tarelkin, que vão ao espaço pela primeira vez, e com o americano Kevin Ford, que já esteve na ISS em 2009, quando pilotou a nave Discovery. Os três completarão uma missão de 148 dias a bordo da Estação, realizando mais de 50 experimentos científicos. Durante a estada, eles receberão cinco cargueiros, que levarão oxigênio, alimentos e combustível.
O acoplamento da nave russa com a ISS está programado para ocorrer nesta quinta-feira (25). Atualmente, há três tripulantes na Estação Espacial Internacional: a americana Sunita Williams, o japonês Akihiko Hoshide e o russo Yuri Malenchenko, comandante da missão. Ao todo, 16 países colaboram com o projeto da ISS, que tem um custo estimado em US$ 100 bilhões.
O foguete Soyuz-FG foi lançado para levar a nave espacial Soyuz TMA-06M à Estação Espacial Internacional (Foto: AP Photo/Mikhail Metzel)

De cima pra baixo, o russo Evgeny Tarelkin, o americano Kevin Ford e o russo Oleg Novitskiy (Foto: AP Photo/NASA, Bill Ingalls)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...