sábado, 27 de outubro de 2012

Governo descarta hipótese de sabotagem como causa do apagão


O ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, disse nesta sexta-feira (26) que a queda de energia ocorrida nesta madrugada em Estados do Nordeste e do Norte "não é normal" em um sistema elétrico do porte do brasileiro. Ele disse que esta foi a quarta ocorrência de grandes proporções em pouco mais de um mês. "'Probabilisticamente' (sic), essa sequência de eventos é impossível de ocorrer. É difícil entender como isso pode ocorrer", completou.
O ministro interino afirmou que o governo tomou uma providencia adicional desta vez, enviando uma equipe de técnicos para a subestação de Colinas (MA) para a avaliação da ocorrência in loco. "Também estamos começando a operação pente fino nas instalações de transmissão das companhias do setor."
Segundo Zimmermann, essa sequência de eventos não é resultado de falta de investimento por parte das concessionárias do setor de energia elétrica. 
Embora avalie todas as alternativas para as causas da sequência de apagões, Zimmermann descartou a hipótese de sabotagem, por enquanto. "Como evento é raro, são consideradas todas as alternativas, mas a avaliação é feita de maneira serena, por isso enviamos equipe para o local", disse o ministro interino. "Vamos esperar relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Falar de sabotagem por enquanto não faria sentido."
O diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, reafirmou que não há essa suspeita. "Não há a menor hipótese de sabotagem ou vandalismo. O sistema de proteção que falhou e causou a queda fica lacrado dentro da subestação", explicou. 
Curto-circuito
blecaute deixou 100% do Nordeste e 77% dos Estados do Pará, Tocantins e Maranhão sem energia. Segundo nota do ONS, o problema foi provocado por “um curto-circuito no segundo circuito da linha de transmissão” Colinas (TO)-Imperatriz (MA), justamente o que interliga o Sistema Norte/Nordeste ao Sul/Sudeste. 
Em nota, a ONS disse que, para eliminar o defeito, entraram em ação as proteções de retaguarda da subestação de Colinas (TO). Como resultado, o Sistema Norte/Nordeste foi separado do Sistema Interligado Nacional (SIN), o que provocou o desabastecimento de energia na região.
Como na hora do blecaute o Nordeste precisava da energia do Sul do país para atender à demanda, o corte no fornecimento da linha Colinas-Imperatriz provocou uma sobrecarga e todo o sistema precisou ser desligado.
No Norte alguns locais conseguiram manter o fornecimento de energia, como é o caso da capital paraense, Belém, que continuou atendida pela Usina Hidrelétrica de Tucuruí. Em relação aos outros Estados do Norte, Amazonas, Amapá e Roraima não estão interligados ao SIN. Rondônia e Acre se ligam ao SIN por outra linha de transmissão.
Segundo a nota do ONS, no processo de recomposição do sistema, cerca de quatro horas após a ocorrência, 70% das cargas estavam restabelecidas.  
Esse foi o segundo apagão registrado na região em pouco mais de um mês. 
"Apagão foi pontual"
Para o presidente da Associação Brasileira de Companhias de Energia Elétrica (ABCE), Alexei Macorin Viva, o blecaute foi algo pontual e não é um indicativo de que houve falta de manutenção e de investimentos no sistema. "São questões pontuais e esporádicas. As máquinas às vezes falham e acontece uma situação de apagão", disse.
De acordo com o presidente da ABCE, o sistema elétrico é estruturado "para operar na maior parte do tempo e da forma mais contínua possível", mas que interrupções "são passíveis de acontecer". "Há sistemas alternativos e de proteção que fazem que o consumidor não sinta (a interrupção), mas às vezes esses sistemas falham", afirmou.
Vivan explicou que tais sistemas alternativos e de proteção funcionam quando ocorre algum tipo de problema nas máquinas e equipamentos. "Isso faz que a energia passe por um caminho alternativo para não haver percepção por parte do usuário de energia".
AC 
Revista Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...