quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Mercado imobiliário deve crescer até 10% este ano em Fortaleza


“O mercado de imóveis em Fortaleza já começou a reagir promovendo uma expectativa para aumento de vendas, até o final do ano, entre 8% e 10%”. A previsão é do empresário Armando Cavalcante, diretor do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, que viajou a Brasília para participar de reunião da entidade, que fará uma avaliação do segmento em todo o Brasil e tratar metas de vendas para o próximo ano.
Ele lembra que o mercado até o mês de setembro passou por uma acomodação, mas que a partir deste mês começou a reagir com a disposição das pessoas de conseguirem a casa própria e até o imóvel próprio para negócios. Reconheceu que essa acomodação foi benéfica, porque houve uma seleção tanto da parte dos construtores como dos compradores para evitar os excessos tanto na produção como na aquisição.
“Agora, está produzindo quem tem disposição, e comprando quem tem condição. Isso foi bom para baixar os preços, que estavam muito elevados”, avalia. Ele acrescenta que o empresário está construindo aquilo que o mercado está comprando, ou seja, não há sobra e nem falta de apartamentos ou casas de condomínio. E lembra que chegou a acontecer um exagero de construção, que saturou o mercado.
ANÁLISE
Cavalcante observa que as construtoras estão fazendo análise de mercado e construindo aquilo que o cliente quer comprar, de acordo com sua possibilidade. Isso, tanto em apartamentos, como em casas, e até mesmo salas comerciais. Informa que uma empresa está lançando, na Avenida Beira Mar, um prédio de apartamentos de 45 metros quadrados que vai ser próprio para a pessoa solteira ou desquitada.
Falando sobre a reação positiva do mercado imobiliário, Cavalcante disse que sempre quando chega o final do ano, isso acontece por vários fatores, como morar numa casa ou apartamento novo, maior ganho de dinheiro, pagamento do 13º salário, economia brasileira estável e facilidades de pagamento. Neste item, ele cita a queda dos juros da Caixa Econômica, maior volume de financiamentos e a disposição das pessoas em querer um melhor patamar de moradia.
Jornal O Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...