sábado, 15 de dezembro de 2012

Passeios inusitados mostram Paris sob uma nova perspectiva

Eduardo Vessoni 
Do UOL, em Paris *


Trânsito carregado, atrações turísticas com filas intermináveis e uma lista de atrativos obrigatórios (e manjados) que até quem nunca foi a Paris já sabe de cor. Visitar a capital francesa é uma experiência obrigatória para qualquer viajante, sobretudo para aquele interessado em artes de todas as épocas, diferentes estilos arquitetônicos e uma variada (e cobiçada) gastronomia.

Conheça atrações que mostram o outro lado de Paris

Foto 4 de 23 - Considerada a capital mais verde da Europa, Paris conta com mais de 400 parques e jardins como o Parc de la Villette , um complexo cultural e natural de 35 hectares localizado em um subúrbio parisiense a nordeste do centro da cidade Eduardo Vessoni/UOL
O UOL Viagem preparou uma lista com atrações turísticas não só para fugir do comum, mas também para você se sentir como um parisiense em roteiros como uma viagem a bordo de um típico carro francês dos anos 30, um tour por casas de chocolate e padarias tradicionais da cidade acompanhado de um autêntico guia local, fazer piqueniques em plena hora de almoço de uma segunda-feira ensolarada ou conhecer o lado sombrio e subterrâneo que se esconde sob aquelas clássicas e luxuosas construções.
1) Tour em um carro antigo
O trânsito pesado e a excelente rede de metrô são motivos para deixar de lado a ideia de utilizar automóvel em Paris. Mas na capital francesa é possível fazer um passeio inusitado a bordo de um 2CV, o simpático carro francês da primeira metade do século que ficou conhecido por conta das histórias protagonizadas por Tintin, o jovem repórter dos quadrinhos.

As dimensões reduzidas e o barulho do motor de motocicleta utilizado na engenharia simples do veículo podem incomodar, porém, a viagem é uma das experiências mais autênticas para quem quiser conhecer a capital francesa sob uma perspectiva bem diferente.
A empresa conta com diversos passeios temáticos como o tour romântico de 1h30 que passa por praças e pontos turísticos como a Catedral de Notre Dame e a Torre Eiffel, visitas noturnas e até um roteiro de cartoon em que o passageiro encontra com personagens dos quadrinhos como Tintin e Astérix.
De turista, o cliente passa a ser atração, já que é impossível não chamar a atenção pelas ruas a bordo destes pequenos e coloridos conversíveis.
2) Museu da Música
Amantes da música e curiosos em instrumentos raros não podem deixar de visitar este completo museu que abrange a história musical dos últimos quatro séculos. O acervo trazido do Conservatório Nacional de Música, criado em 1795, possui seis mil objetos, aproximadamente, e abriga raridades como os pianos que pertenceram a Chopin e Liszt, cravos franceses do século 17 e um baixo com 4 metros de altura, criado em 1849. Um dos destaques é a sala dedicada à World Music com peças de outros continentes como a Ásia e a África.

Dividido em cinco ambientes ('Nascimento da ópera', 'Música do Iluminismo', 'Europa Romântica', 'Aceleração da história' e 'Música do mundo'), o museu convida todos os dias um músico para fazer apresentações dos instrumentos expostos e conta com guias em áudio (em francês e inglês) com detalhes técnicos e históricos das obras.
Localizado a nordeste do centro de Paris, ao lado do belo Parc de la Villette, o local é uma excelente alternativa aos lotados pontos turísticos da cidade.
221, avenue Jean-Jaurès (ao lado do metrô Porte de Pantin).
De ter. a sáb. do meio-dia às 18h; dom. das 10h às 18h

3) Cemitério Père-Lachaise
Nomes como Jim Morrisson, Edith Piaf, Oscar Wilde e Molíère já são suficientes para atrair milhares de visitantes, anualmente, ao Père-Lachaise, a leste do centro de Paris. No entanto, o melhor a se fazer neste famoso cemitério de 44 hectares é caminhar sem rumo pelos belos jardins e corredores arborizados que renderam ao local o título de maior área verde da cidade.

  • Eduardo Vessoni/UOL
    Nomes como Jim Morrisson, Edith Piaf, Oscar Wilde e Molíère atraem, anualmente, milhares de visitantes ao Père-Lachaise, o cemitério mais visitado de Paris
O cenário natural do cemitério parisiense mais visitado na capital francesa é marcado por verdadeiras obras de arte em túmulos erguidos em estilos arquitetônicos variados como o Gótico, Neoclássico, Eclético e Barroco, e que dividem espaço, harmoniosamente, com sepulturas simples de anônimos.
Aberto em 1804, o local é considerado o maior cemitério de Paris e abriga, aproximadamente, 70 mil sepulturas. No Père-Lachaise, estão enterrados também os restos mortais de Balzac, Proust, Oscar Wilde, Chopin, Molière, Allan Kardec e Sarah Bernardt.
No prédio da administração, é possível retirar um mapa com a localização dos túmulos divididos por áreas como música, ciências e literatura, embora os pontos mais famosos sejam, facilmente, reconhecidos pela maior concentração de visitantes.
16, rue du Repos (metrô Père Lachaise)
Aberto de seg. a sex. das 8h às 17h30; sáb. e dom. das 9h às 17h30. Visitas guiadas, aos sábados, às 14h30
Entrada gratuita

4) Mercados de pulgas
A região norte da cidade guarda segredos que os turistas mais tradicionais não costumam conhecer: os mercados de pulgas e antiquários de Saint-Ouen.

As ruas estreitas e becos da região reúnem diversos pontos comerciais descolados, no estilo Praça Benedito Calixto, em São Paulo, onde é possível encontrar móveis clássicos, peças decorativas, fotografias e cartazes antigos e, em menor escala, roupas de segunda mão. Um dos maiores centros comerciais da região é o Marché Dauphine, com mais de 300 expositores.
O comércio funciona aos sáb.; dom.; e seg. das 9h às 18h
Estações de metrô: Porte de Clignancourt e Garibaldi

5) Tour de chocolate
Sem dúvida a variedade gastronômica de Paris é um dos pontos altos na cidade, mas um passeio pelas melhores casas de chocolates e padarias famosas pode ser uma enlouquecedora experiência na capital parisiense, sobretudo para os fãs das iguarias doces locais.

Organizada por uma agência especializada em tours temáticos guiados por moradores locais, a saída tem duração de três horas e inclui no roteiro visita a endereços como a Poilâne, uma padaria clássica dos anos 30 conhecida pela fabricação do tradicional miche poilâne, um pão que chega a pesar até cinco quilos e que era comprado para alimentar famílias francesas durante os anos de guerra; e a boutique Pierre Hermi, onde são vendidos os cobiçados 'macarron' feito com ingredientes pouco convencionais como lichia, foie gras e cenoura com canela.
Entre uma pâtisserie e outra, o guia complementa o passeio com uma breve contextualização histórica de construções históricas localizadas no bairro de Saint-Germain, onde acontece o tour. O cardápio de tours temáticos inclui também aulas de culinária na casa de franceses, aulas de francês em um café e passeio gourmet no Quartier Latin.
Informações: www.meetingthefrench.com
  • Eduardo Vessoni/UOL
    Uma das paradas do tour de chocolate em Paris é nesta padaria clássica dos anos 30 conhecida pela fabricação do tradicional miche poilâne
6) Tour pelo subterrâneo
Sob construções clássicas e luxuosas, a capital francesa guarda um mundo subterrâneo que muitos visitantes costumam desconhecer: o ossário conhecido como 'As catacumbas' ('Les catacombes', em francês).

Criado no final do século 18 por questões sanitárias, o local é acessado por um corredor subterrâneo com 2 km de extensão que abriga os restos mortais de mais de 6 milhões que começaram a ser transferidos de cemitérios municipais para o local, em 1785.
Os paredões de ossos e crânios empilhados, marcados pela iluminação baixa, dão um clima misterioso (e assustador para alguns) a este atrativo histórico imperdível de Paris.
Avenida Colonel Henri Rol-Tanguy, 1 (estação de metrô: Denfert-Rochereau)
De ter. a dom. das 10h às 17h
Entrada paga

7) Parques e jardins
Considerada a capital mais verde da Europa, Paris conta com mais de 400 parques e jardins, onde é possível vivenciar uma das experiências mais autênticas (e tipicamente parisienses): almoçar ou fazer  piqueniques ao ar livre.

A regra é simples: passe em uma das inúmeras padarias ou mercados da cidade, compre a baguete recheada de sua preferência e escolha o local para realizar a refeição. Este democrático hábito local é capaz de reunir em um mesmo ambiente visitantes como homens de negócios, grupos de estudantes, senhores e até turistas.
Um dos destinos mais populares é o belo Jardim de Luxembourg, uma área de 23 hectares que abriga o imponente prédio do Senado, esculturas dos séculos 18 e 19, e cadeiras espalhadas para uso público, onde não é raro ver locais fazendo topless em dias de sol forte.
Para quem procura uma experiência ainda mais genuína (e menos turística), as opções são o impactante Jardin des Plantes (www.jardindesplantes.net), uma área verde em funcionamento há mais de 400 anos que abriga 11 bem cuidados jardins de rosas, peônias e cerejeiras; e o Parc de la Villette (www.villette.com), um complexo cultural e natural de 35 hectares localizado em um subúrbio parisiense a nordeste do centro da cidade equipado com área infantil, pequenas trilhas e área para exposições e shows, como o Museu da Música.
  • Eduardo Vessoni/UOL
    Detalhe do bar do Seven, em Paris, um hotel boutique com 28 quartos com camas suspensas, móveis transparentes e decoração inspirada em personagens como James Bond, Alice no país das maravilhas e Maria Antonieta
8) Hotéis temáticos
Clássicos ou arrojados, hstóricos ou recém-inaugurados. A lista de hotéis inusitados de Paris é variada e por si só já vale como um atrativo turístico na cidade.

Se o seu interesse é História, o Shangri-la Paris (www.shangri-la.com) é uma oportunidade de fazer um mergulho profundo na época de Napoleão Bonaparte. Construído, originalmente, em 1896, este edifício Eclético, uma mistura de estilos arquitetônicos dos séculos 17 e 19,  serviu como residência do imperador Roland Bonaparte, sobrinho-neto do famoso imperador francês. Mais do que viver uma experiência de príncipe com pinturas e madeiras originais da época, o hóspede tem a oportunidade de ter uma das vistas mais exclusivas e cobiçadas de Paris, pois todos os quartos tem como cenário a Torre Eiffel e, de suas janelas, é possível avistar boa parte das construções mais icônicas da cidade.
Outro clássico da cidade é o Lutetia (www.lutetia-paris.com), hotel inaugurado em 1910 como o primeiro empreendimento hoteleiro erguido em estilo art déco. O destaque deste 4 estrelas é a sua localização no bairro de Saint-Germain-de-Prés, próximo ao Jardim de Luxembourgo, e a harmoniosa mistura de obras de arte contemporânea com móveis clássicos no saguão principal. O local, cujas janelas dos quartos mais altos têm vista para a Torre Eiffel,  já recebeu hóspedes de peso como Matisse,  Antoine de Saint-Exupéry e Picasso.
Antenados devem preferir o Seven (www.sevenhotelparis.com), um hotel boutique com 28 quartos com design inspirado no céu, com camas suspensas, móveis transparentes e decoração inspirada em personagens como James Bond, Alice no país das maravilhas e Maria Antonieta. Mais do que um hotel com ar de balada, é uma oportunidade única de passar alguns dias em quartos com personalidade e com vista para uma rua tranquila da Quinta Região.
Moderno, mas com uma proposta mais conservadora, o Mandarin Oriental (www.mandarinoriental.com) é uma das boas surpresas da rua Saint-Honoré, endereço conhecido pelas lojas de marcas de luxo como Armani e Gucci. Localizado em um edifício em estilo art déco, o hotel tem design de interior inspirado em mulheres dos anos 30 como Madeleine Vionnet e Gabriele Chanel. A decoração inclui uma parede no spa com 14 mil flores feitas em origami, tons dos móveis em turquesa e quartos decorados com o negativo em veludo da famosa foto que sugere um beijo entre duas mulheres de autoria do fotógrafo americano Man Ray. Em uma cidade com moradores pouco amigáveis, a simpatia dos funcionários do hotel é quase uma raridade em Paris.
* O jornalista viajou a Paris a convite da TAM e da Eurorail Group (www.eurailtravel.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...