quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Voo Fortaleza/Roma abre novos caminhos


A Setur-CE, em parceria com a Alitália, adotará ações para o incremento do fluxo turístico entre o Ceará e a Itália

A aeronave Boeing 777-200 da Alitalia tem capacidade para 293 passageiros Fotos: Divulgação

O secretário adjunto de Turismo do Ceará, Marcos Pompeu, garante que o voo da Alitalia veio pra ficar, será regular e sem tempo limitado

A Alitalia desembarca em Fortaleza, a partir do próximo dia 14 de janeiro, abrindo novos caminhos para o incremento do turismo no Ceará, com a chegada de turistas europeus. Ao mesmo tempo, a nova rota representa uma alternativa a mais para os cearenses adentrarem ao Velho Continente em voo direto.

A companhia aérea italiana terá voos entre Roma (Itália) e Fortaleza duas vezes por semana, sem escalas ou conexões. No período de 14 de janeiro a 22 de fevereiro de 2013, as frequências serão às segundas e sextas-feiras. A partir daí e até o dia 27 de março, os voos passarão a ser às segundas e quartas-feiras. Do mês de abril em diante, acontecerão às segundas e quintas-feiras.

A operação do novo voo será com uma aeronave Boeing 777-200ER, com capacidade para 293 passageiros, divididos em três classes: executiva, plus e econômica. O preço inicial do trecho Fortaleza-Roma-Fortaleza é a partir de US$ 999. Os bilhetes estão disponíveis pelo call center (11) 2171.7610, nas agências de viagens e no site www.alitalia.com.

No encontro em Roma, os diretores da Alitalia, Gianni Pieraccioni e Maurizio di Domenico, ladeiam o secretário adjunto de Turismo do Ceará, Marcos Pompeu

Com o início da rota, Fortaleza passa a ser a terceira cidade a receber voos da Alitalia no Brasil, já que a companhia opera em São Paulo e no Rio de Janeiro. Na América do Sul ainda há voos saindo de Caracas e Buenos Aires.

Num primeiro momento, a continuidade da rota Ceará-Itália em caráter definitivo estaria na dependência do bom aproveitamento das frequências semanais para Fortaleza. Contudo, o secretário adjunto de Turismo do Ceará, Marcos Pompeu, assegura que o voo será regular e sem qualquer prazo estipulado para o encerramento das operações.

"O voo operará o ano inteiro, a partir de 14 de janeiro", comemora Pompeu, afastando os "fantasmas" das passagens das companhias Delta e Ibéria pelo Ceará. Segundo ele, a nova rota será tratada como prioridade pela Setur-CE e pelo trade local, com o apoio da Alitalia.

Marcos Pompeu esteve à frente da delegação cearense, formada por hoteleiros, agência de receptivo e Convention Bureau, que viajou a Roma, a convite da Alitalia, para um workshop de apresentação do voo Roma-Fortaleza. O evento ocorreu no último 11 e também contou com a presença de dirigentes de 60 operadoras de turismo e agentes de viagens italianos e membros da Alitalia que comercializam o Brasil e a América do Sul.

A delegação cearense e o grupo de italianos foram recebidos pelos diretores da Alitalia, Gianni Pieraccioni e Maurizio di Domenico. O encontro serviu, também, para que os cearenses apresentassem os diferenciais da Capital e do Estado como um todo aos italianos, num primeiro contato para formatar negócios e gerar fluxo de visitantes, em especial famílias e casais, para o Ceará. A captação de eventos também foi abordada.

Lembrança distante

A percepção da delegação cearense é de que o Estado anda esquecido na Itália, o que evidencia a necessidade de amplo trabalho de divulgação naquele país para atrair visitantes para o Ceará. Conforme Marcos Pompeu, o tema já foi abordado com a direção da Alitalia, que prepara plano de marketing para incrementar o fluxo turístico.

Uma primeira ação foi colocar Fortaleza na capa da revista de bordo deste mês da Alitalia. Antes do voo inaugural, o governador Cid Gomes e o secretário Bismarck Maia deverão ir à Itália para encontros de trabalho com investidores. Além disso, a Setur-CE terá presença efetiva nas principais feiras de turismo italianas, como a Bolsa Internacional de Turismo, em Milão, em fevereiro; e a Bolsa Mediterrânea de Turismo, em Nápoli, em abril.

"Um aspecto importante é que, diante do que apresentamos, os italianos mostraram-se interessados em investir no Ceará", comentou Ana Luiza Costa, gerente comercial do Marina Park Hotel e integrante da delegação cearense. E completou: "Mas, a concorrência é grande, sobretudo com os resorts all inclusive no Caribe. O trade tem que se unir pra manter esse produto".

Gerente de Vendas Lazer da Casablanca Turismo, Cláudio Reges diz que o voo da Alitalia já está tendo boa procura e aceitação em Fortaleza. Ele vê o mercado local escaldado com o "entra e sai" de novas companhias aéreas e voos internacionais no Ceará.

Contudo, Reges aposta na infraestrutura do Estado para a atração de novos turistas como fator pró-manutenção do voo da Alitalia, aliada a eventos como as copas das Confederações e do Mundo. Por outro lado, as agências locais poderão trabalhar grupos para a Europa, graças à nova rota.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...