sábado, 29 de dezembro de 2012

Papa saúda novo Patriarca greco-ortodoxo de Antioquia


Rádio Vaticano


Montagem sobre fotos / arquivo
João X e Papa Bento XVI
"Nestes tempos instáveis e propensos à violência vivida no Oriente Médio, é cada vez mais urgente que os discípulos de Cristo ofereçam um testemunho autêntico da sua unidade, a fim de que o mundo creia na mensagem de amor, de paz e reconciliação do Evangelho."

É o que escreve o Pontífice numa mensagem de saudação fraterna ao novo Patriarca greco-ortodoxo de Antioquia e de todo o Oriente Médio, João X, eleito em 17 de dezembro pelo Santo Sínodo reunido no Mosteiro de Nossa Senhora de Balamand, localizado ao norte de Beirute. João X sucede ao Patriarca Ignazio IV Hazim, falecido dia 5 deste ano, aos 92 anos.

"Temos a responsabilidade de prosseguir, juntos, o nosso caminho para manifestar de maneira ainda mais visível a realidade espiritual da comunhão, embora ainda incompleta, que já nos une", afirma o Papa.

Em seguida, Bento XVI faz votos de que as relações entre Patriarcado greco-ortodoxo e Igreja Católica se desenvolvam mediante as formas de colaboração frutuosa e o prosseguimento do compromisso a resolver as questões que ainda dividem.

Por fim, o Santo Padre disse confiar na participação ativa e construtiva dnos trabalhos da Comissão mista internacional para o diálogo teológico entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa em seu conjunto.

Assegurando as suas orações ao novo Patriarca, Bento XVI eleva a sua invocação a Cristo a fim de que conceda consolação às vítimas da violência no Oriente Médio e inspire cada um a gestos de paz.

Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...