sábado, 15 de dezembro de 2012

Estado onde massacre ocorreu não exige permissão para posse de armas


Mulher consola uma garota durante vigília em Newtown nesta noite (Foto: Andrew Gombert/AP)O Estado de Connecticut, onde nesta sexta-feira (14) um atirador entrou em uma escola na cidade de Newtown e matou 26 pessoas, entre elas 20 crianças, não exige nenhum tipo de permissão oficial para a posse de rifles ou pistolas, e só requer que o dono seja maior de 21 anos.
Com o atirador, identificado pela imprensa americana como Adam Lanza, de 20 anos, foram encontradas duas armas semiautomáticas e um rifle semelhante ao usado em guerras no Iraque e Afeganistão. 
Leis estatais também não pedem nenhuma permissão especial para a compra de rifles ou escopetas, apenas para a aquisição de pistolas, e, como em muitos outros Estados dos Estados Unidos, não existe em Connecticut um registro completo das armas em poder de civis.
A Segunda Emenda da Constituição consagra o direito dos americanos à posse de armas, e a Suprema Corte sempre freou as tentativas de alguns Estados e cidades para limitá-lo. Isso contribui para que os EUA sejam o país com mais armas nas mãos de civis, entre 270 e 300 milhões, segundo as Nações Unidas, um número que a Associação Nacional da Espingarda eleva a mais de 300 milhões.
Quanto ao debate político, o presidente dos EUA, Barack Obama, manteve durante seu primeiro mandato um notável silêncio sobre essa questão, e em setembro de 2008, antes de ganhar a Presidência pela primeira vez, prometeu aos cidadãos: "Não vou tirar suas armas".
No final de 2011, 73% dos americanos se mostravam contra a proibição à posse de armas de fogo aos cidadãos que não sejam membros da Polícia ou tenham uma autorização especial, segundo uma pesquisa da empresa Gallup. O estudo também destacou que em 20 anos o índice de americanos a favor da proibição caiu de 41% para 26%. 
Investigações
A polícia ainda investiga o que motivou o ataque à escola de Sandy Hook. Maioria das ítimas tinham entre cinco e dez anos. 
Segundo o jornal The New York Times, Lanza atirou na mãe, uma funcionária da escola, na própria casa. Depois, foi à escola e abriu fogo em duas salas - uma delas, a da direção. A polícia informou que 18 crianças morreram no local. Duas delas foram levadas ao hospital, mas não sobreviveram. Até o momento, apenas um adulto ferido se salvou.
Ontem, a imprensa local dizia que a mãe de Lanza estava na escola no momento do ataque.
Há indícios de que o atirador cometeu suicídio no local, mas a informação ainda não foi confirmada oficialmente. 
A polícia investiga como Lanza conseguiu entrar na escola, que tem mais de 600 alunos. Provavelmente, a diretora reconheceu o garoto como filho de uma das funcionárias e abriu a porta. 
Esse foi o segundo pior massacre em escola nos Estados Unidos, ficando atrás do ataque ao campus de Virginia Tech, em que o atirador fez 32 vítimas fatais e se matou. 
Newtown é uma pequena cidade de Connecticut, com apenas 27 mil habitantes. Segundo o New York Times, o local é um cartão-postal de New England, onde todos parecem se conhecer. 
AC
Os principais massacres nos Estados Unidos desde Columbine



Revista Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...