quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Esperança para mundo «cansado»


O bispo de Santarém afirmou na sua mensagem de Natal deste ano que a celebração desta festa é um sinal de “esperança” para o mundo atual, “velho e cansado”.
“O reino de Deus inaugurado por Jesus é um mundo novo onde habita a verdade, a justiça, a paz e a alegria”, escreve D. Manuel Pelino Domingues, num texto publicado pela página da diocese na internet.
O prelado sublinha que os votos natalícios de “esperança, paz e fraternidade” não são apenas palavras para “cumprir a tradição”, mas são “sustentados na fé cristã” que convida cada pessoa a “repensar e a reorientar” a sua vida.
“Quem acredita e confia em Deus tem razões sólidas para viver e comunicar a esperança, nestes tempos difíceis em que muita gente anda desalentada, refere o bispo de Santarém.
D. Manuel Pelino deseja “esperança e alegria” para contrariar o que classifica como “ambiente de fachada, consumismo, indiferença e individualismo”.
“A Igreja convida-nos a cultivar a esperança jubilosa e ativa através da espiritualidade da vinda do Senhor que incentiva a vida interior, a relação comunitária, o estilo de vida solidário, a perspetiva do futuro iluminado pelo reino de Deus”, precisa.
Segundo o prelado, a porta da fé “abre para a esperança e conduz à caridade”, em primeiro lugar “às famílias que nesta quadra vivem mais intensamente o encontro e a união” e “às crianças para que o Natal as ajude a crescer num ambiente de afeto”.
O bispo de Santarém dirige-se ainda  aos jovens, “para que encontrem na vinda do Senhor uma inspiração para construir um futuro melhor”, aos adultos, “sobretudo pais e educadores, para que estendam o espírito de Natal ao ano inteiro”, e aos mais idosos, “para que encontrem sempre razões para a esperança e a alegria”.
OC
Agência Ecclesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...