quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Confraternizações de Natal em clima ecológico e nordestino

Esta semana, duas festas de Natal em Fortaleza proporcionam ao público em geral a oportunidade de viver momentos de confraternização com arte e alegria. Na quarta-feira (19), o Movimento Proparque e o Programa Espaço Oriental (Tai Chi) promovem no Anfiteatro do Parque Ecológico Rio Branco, no bairro Joaquim Távora, um encontro das 7h às 10h. Na sexta-feira (21), a Universidade Federal do Ceará realiza um Auto de Natal na Concha Acústica da Reitoria, a partir das 18h, aberta ao público. A representação da história do nascimento de Jesus ganha toques nordestinos, numa homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga (1912-1989), o Rei do Baião.
 
 Para a manhã de Natal no Parque Rio Branco estão programados café da manhã, exposição de fotos, apresentação do cantor Menestrel e vivência pela paz mundial. As pessoas são convidadas a levar alimentos saudáveis – frutas, sucos, pães, queijos e o que mais desejarem  – para compartilhar com as demais. “Vamos comemorar nossas vitórias e juntar forças para novas conquistas. Queremos saúde e bons relacionamentos no parque”, diz Luísa Vaz, coordenadora do Movimento Proparque.
 
Luísa Vaz ressalta que, para a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde não é apenas a ausência de doenças. É um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Pensando nisso, o Movimento Proparque também motiva os participantes da festa a exercitarem a solidariedade e a cidadania, doando alimentos não perecíveis para famílias pobres cadastradas pela Paróquia São João do Tauape.
 
A promoção dessa atividade no Parque Rio Branco se insere no trabalho de ocupação cidadã em defesa daquela área verde de Fortaleza, que o Movimento realiza há 17 anos. Integrado por voluntários, sem ligação com partidos políticos ou religiões, o Proparque busca agir em rede com outros movimentos sociais, em especial, aqueles voltados para questões ambientais.
 
Jesus e Gonzagão
 
Na Concha Acústica da Reitoria da UFC, a Festa de Natal para a comunidade interna e externa terá o Auto de Natal e apresentação da Camerata de Violões do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e da Orquestra de Flautas da UFC.
 
O Auto, com texto de André de Sousa e Maria Rita Freire, foi adaptado para a realidade e linguajar nordestinos. No palco, estarão 18 atores amadores, entre servidores (técnicos e docentes da ativa e aposentados), e seus dependentes.
 
Sob direção de Fernando Piancó, o grupo recontará a história do nascimento de Jesus e fará homenagem ao centenário de nascimento do cantor e compositor Luiz Gonzaga. Na trilha sonora, estão músicas do repertório de Gonzagão, como "Triste partida", de Patativa do Assaré e "Jesus Sertanejo", de Janduhy Finizola. A festa da UFC é organizada pelo Núcleo de Produção e Programação Cultural da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).
 
Mais informações: Movimento Proparque – (fone: 85 3254 1203) / Núcleo de Produção e Programação Cultural/Progep – fone: 85 3366 7412
 
Última atualização: 17/12/2012 às 21:28:59

Boa Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...