quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Com 43,2ºC, Rio tem a maior temperatura já registrada


O Rio de Janeiro registrou, nesta quarta-feira (26), a maior temperatura desde o início das medições, em 1915. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura na Zona Oeste do Rio chegou a 43,2ºC, batendo o recorde anterior, de janeiro de 1984, quando os termômetros marcaram 43,1ºC.
Como não bastasse o calor carioca, o sistema de refrigeração do Aeroporto Santos Dumont voltou a apresentar problemas. O aeroporto funciona quase como uma “estufa” e, sem o ar condicionado, estava funcionando apenas com ventiladores.
Além do Rio, outras 15 cidades brasileiras tiveram o dia mais quente do ano. Entre as capitais brasileiras, todas as cidades estavam com temperatura acima dos 30ºC, com exceção de Maceió, que registrou 29,1ºC. Porto Alegre, por exemplo, teve a maior temperatura já registrada em um mês de dezembro, com 39,8ºC.
A onda de calor deste verão deve ajudar a fazer de 2012 um dos anos mais quentes da história, já que uma onda de calor durante o inverno também resultou em altas temperaturas. Não é possível dizer que o forte verão deste ano é resultado do aquecimento global – os cientistas não conseguem avaliar cada evento extremo isoladamente -, mas a previsão é que ondas de calor devem ficar mais frequentes. Além disso, os estudos mostram que a temperatura do país está subindo. A média de temperatura brasileira, por exemplo, está 1,5ºC maior do que na década de 1980.
Foto: Fabio Teixeira / Agência O Globo
Nota: Texto foi atualizado às 20h da quarta-feira.
(Bruno Calixto)
Revista Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...