segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Fidel Castro desmente rumores sobre seu estado de saúde e posa para foto


Fidel Castro segura cópia de edição do dia 19 deste mês do jornal GranmaO ex-presidente de Cuba Fidel Castro qualifica de "mentiras" e "insólitas estupidezes" os rumores que circularam nos últimos dias sobre seu estado de saúde, em artigo divulgado na madrugada desta segunda-feira (22) no site oficial "Cubadebate", acompanhado de novas fotos. 
"Aves de mau agouro! Não lembro sequer o que é uma dor de cabeça. Como prova de quanto são mentirosos, lhes mostro as fotos que acompanham este artigo", escreve o líder cubano, de 86 anos e afastado do poder desde 2006, em um texto intitulado "Fidel Castro está agonizando."

Veja mais fotos de Fidel Castro

Foto 19 de 19 - Neste mês, o governo cubano aprovou uma série de reformas econômicas, previstas em um pacote com 313 medidas. Foi permitida a comercialização de moradias, a compra de mais de um automóvel e a abertura de pequenos negócios. Viagens de cubanos ao exterior também foram facilitadas. A sessão foi aberta por Raúl Castro (à dir.) Mais Adalberto Roque/AFP
Junto ao artigo, o "Cubadebate" publica uma série de fotos tiradas por Álex Castro - fotógrafo e filho do líder cubano - onde se vê o ex-presidente ao ar livre, de pé, apoiado em um bastão metálico, com chapéu de palha e vestido com camisa xadrez e calças esportivas.
No texto, Fidel explica que deixou de publicar Reflexões - que começou a escrever durante sua convalescença após delegar o poder há seis anos - porque não é seu papel "ocupar as páginas" da imprensa cubana "consagrada a outras tarefas que o país requer".

Visita ao Hotel Nacional

O ex-presidente também se reuniu no sábado, em Havana, com o ex-vice-presidente venezuelano Elías Jaua, que acompanhou posteriormente até o Hotel Nacional da capital cubana, em sua primeira aparição pública em meses e após semanas de rumores sobre sua saúde. 
Jaua confirmou neste domingo a reaparição de Fidel em declarações a jornalistas no Hotel Nacional, onde mostrou uma fotografia do líder da revolução cubana dentro de um veículo, sorridente e com bom aspecto. "O comandante Fidel teve a gentileza de nos receber ontem. Ficamos cinco horas conversando sobre agricultura, história, política internacional e, bom, Fidel está muito bem", disse Jaua.

Veja frases de Fidel Castro

Foto 22 de 22 - 12.set.2010 - Texto escrito por Fidel Castro, publicada no site Cubadebate, sobre a política francesa de expulsão de ciganos romenos Mais Omara Garcia/AP
Após o encontro, o ex-presidente cubano acompanhou Jaua ao Hotel Nacional de Havana, onde o político venezuelano mostrou à imprensa uma fotografia na qual Fidel Castro aparece dentro de um veículo com um chapéu de palha e uma camisa quadriculada.
Por sua vez, o diretor do Hotel Nacional, Antonio Martínez, que aparece na foto com Castro, comentou à imprensa que encontrou o líder cubano "muito alegre, com um sorriso permanente e falando de muitas coisas". Martínez deu a entender que o líder aposentado passou alguns momentos com trabalhadores do Hotel Nacional com quem foi "muito carinhoso".
A reaparição de Fidel Castro, de 86 anos e afastado do poder desde 2006, acontece após semanas de fortes rumores, principalmente nas redes sociais, sobre um suposto agravamento do estado de saúde do líder da revolução cubana.
As últimas imagens do "comandante" eram do fim de março, quando se reuniu com o papa Bento 16 em Havana por ocasião da visita do pontífice. Além disso, há quatro meses não publica suas famosas "Reflexões", os artigos que começou a escrever enquanto esteve doente. 
No dia 19, o médico venezuelano José Rafael Marquina disse que Fidel teria sofrido um derrame cerebral e estaria "muito próximo de um estado neurovegetativo." 
Em entrevista ao jornal El Nuevo Herald, de Miami, Marquina afirmou que o cubano estaria com dificuldades para se alimentar, falar e reconhecer as pessoas. "Ele sofreu um derrame embólico e não reconhece ninguém, absolutamente", afirmou o médico, famoso por possuir informações diretas sobre a saúde do presidente venezuelano, Hugo Chávez. "O que posso dizer é que não vamos voltar a vê-lo em público." (Com agências internacionais)
UOL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...