segunda-feira, 29 de outubro de 2012

X Bienal Internacional do Livro do Ceará anuncia novidades na programação


DA REDAÇÃO DO O ESTADO ONLINE
online@oestadoce.com.br
Fonte: AD2M
A comissão organizadora da X Bienal Internacional do Livro do Ceará confirmou novos nomes que estarão presentes no evento, que ocorrerá de 8 a 18 de novembro no Centro de Eventos do Ceará. Na nova relação, figuram as presenças da escritora norte-americana Kim Edwards, de Ricardo Kelmer, Ângela Escudeiro, Thalita Rebouças, Márcia Tiburi, Benjamin Abdala, Ana Miranda, Ignácio de Loyola Brandão, Lira Neto, Luiz Tati, Benjamin Abdala e Cristina Pretti. Como já havia sido confirmado no lançamento desta edição, ocorrido no último dia 15 de maio, a Bienal homenageará e contará com a presença de ilustres nomes da literatura nacional e internacional, como o nigeriano Wole Soyinka, ganhador do Nobel de Literatura 1986; o cearense Rafael Sânzio de Azevedo, Doutor em Letras pela UFRJ, com tese sobre A Padaria Espiritual e o Simbolismo no Ceará, e membro da Academia Cearense de Letras, onde ocupa a Cadeira nº 1, cujo patrono é Adolfo Caminha; e o norte-riograndense José Cortez, ex-lavrador, que saiu do sertão e, através da literatura, se tornou um dos principais editores do Brasil, tendo fundado a Editora Cortez.
Novas presenças também foram confirmadas para os eventos que ocorrerão paralelamente à Bienal, como o Encontro de Lusófonos. Estão certos os nomes de Eduardo Quive (Moçambique), Filinto Elísio (Cabo Verde), Conceição Lima (São Tomé e Príncipe), Odete Semedo (Guiné-Bissau), Ana Nascimento, Zilda e Dramistas, Sebastião Chicute, Ari Bandeira e Alan Mendonça. O II Encontro de Ilustradores reunirá Rosana Urbes, Nathália Forte, Diego Akel, Ramon Cavalcante e Baião Ilustrado e coletivo Base. A X edição da Bienal do Livro também levará ao Centro de Eventos, como parte da diversificada programação que contempla as interfaces literárias, cineclubes que reunirão pesquisadores cearenses como Maria Inês Pinheiro Cardozo, Maria Helena Cardoso, Fernanda Coutinho, Carlos Eduardo Bezerra, Paulo Andrade e Cleudene Aragão. A programação também reserva espaço para o VI Encontro do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado do Ceará, com as presenças de Márcia Cavalcante, Lucília Garcez, Tânia Rosing, Nanci Nóbrega, Airton de Farias e Maria Aparecida Lavor.
TEMÁTICA
Com o tema “Padaria Espiritual – O Pão do Espírito para o Mundo”, a Bienal do Livro irá prestar uma homenagem aos 120 anos do movimento artístico que escandalizou a pequena Fortaleza do final do Século XIX com o humor, o talento e a ousadia de um grupo de escritores, pintores e músicos que promoveram intensas atividades de renovação artística e literária. Além da homenagem à Padaria Espiritual, a Bienal celebrará ainda os 90 anos da Semana de Arte Moderna, e os Centenários do Rei do Baião, Luiz Gonzaga; dos escritores Jorge Amado e Nelson Rodrigues; e do cantador e violeiro Joaquim Batista de Sena, legítimo representante da poesia popular nordestina.
No total, serão disponibilizados 23 mil metros quadrados de área utilizada, aumentando em 40% a área de estandes e em 100% a área de circulação e de acessos em relação à edição anterior. Com isso, a organização da Bienal estima dobrar o número de visitantes, chegando a um público de 600 mil pessoas durante os dias da Feira.
PARA TODOS OS INTERESSES
Uma ampla e diversificada programação está sendo montada para permitir à X Bienal Internacional do Livro contemplar o maior número possível de interfaces com a literatura. Para tanto, serão promovidas mais de 500 atividades entre palestras, mesas-redondas, lançamentos de livros, exposições, shows líteromusicais, cineclubes, colóquios, convenções e debates. As atividades serão realizadas nos diversos espaços montados, entre eles o Espaço Cordel, o Café Java, o Espaço Jovem, o Espaço Infantil e o espaço Oca – Ana Miranda, entre outros.
Ainda dentro da homenagem à Padaria Espiritual, os estandes, salas, salões, auditórios e cafés receberão nomes alusivos aos “padeiros”, como eram chamados os membros do grupo, que serão ainda homenageados serão representados por atores e bonecos, que se juntarão aos visitantes. Uma exposição no Memorial da Padaria Espiritual, montada com acervo do Museu do Ceará, Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel e Instituto Histórico e Geográfico do Ceará levará livros, roupas e artigos pessoais dos padeiros e atas recém-encontradas da Padaria. O setor será acompanhado por estagiários e instrutores dos núcleos educativos do Museu do Ceará e Arquivo Público e por alunos das escolas profissionalizantes do Estado.
Nos espaços destinados à exposição e venda de livros, as principais editoras nacionais e locais apresentarão seus produtos em uma moderna e acolhedora infra-estrutura a ser montada no local. São esperados mais de 100 mil títulos, que ficarão expostos em quatro setores distintos: 1) Espaço das Editoras Cearenses, reunindo as editoras do Ceará e dando oportunidade aos editores do Estado exporem seus catálogos para o público visitante; 2) Rede Nordeste do Livro, Leitura e Literatura, espaço destinado às editoras do Nordeste; 3) Editoras Universitárias, espaço conjunto para comercialização da produção acadêmica das editoras universitárias brasileiras e latinoamericanas; e 4) Espaço das Editoras Nacionais e Internacionais, em uma área destinada à exposição de livros de editoras nacionais e internacionais.
EVENTO DEMOCRÁTICO
Com visitação gratuita e diária das 9 horas às 22 horas, a Bienal Internacional do Livro do Ceará fará uma forte ação de aproximação com os alunos da rede pública de ensino. Está prevista a presença de cerca de 20 mil alunos com idade mínima de seis anos da Capital e do Interior em projetos de visitação escolar, o dobro da última edição da Bienal, além de professores e agentes de leitura. O agendamento será feito pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará até o dia 5 de novembro através do e-mail visitacaobienal@secult.ce.gov.br, de modo que somente grupos de estudantes agendados previamente terão acesso ao evento. Os responsáveis por cada grupo receberão Kit-visitação Escolar, composto por crachás dos alunos, credencial do ônibus da escola e mapa de localização. Os estudantes serão acompanhados por monitores da Secretaria da Cultura, que orientarão a visita pelos diversos setores da Bienal.
Para estimular ainda mais o interesse do público infanto-juvenil pela leitura e facilitar o acesso ao livro, a Secretaria da Cultura irá promover a distribuição da Notinha Legal, no valor de R$ 10,00 (dez reais), com a qual as crianças das escolas públicas e comunitárias poderão comprar livros no evento. No total serão 20 mil notinhas, totalizando R$ 200 mil em incentivo a 20 mil alunos da rede pública de ensino, que concorrerão às notinhas por meio de edital ainda a ser lançado e que terá a Bienal como tema. Já os professores das escolas públicas e os alunos de escolas profissionalizantes serão beneficiados com o CardLivro, cartão de crédito para aquisição de livros.
A X Bienal Internacional do Livro do Ceará é uma realização do Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com o Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC) com incentivo da Coelce e da Oi por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
• X Bienal Internacional do Livro do Ceará
Data: 8 a 18 de novembro de 2012
Local: Centro de Eventos do Ceará – Fortaleza (CE)
Horário de Visitação: das 9 horas às 22 horas
Entrada gratuita
(ED)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...