Critério do revisor do mensalão faria José Dirceu ser condenado a mais de 10 anos de prisão
25/10/12 - 11h21
Publicado Por: Gabriel Mandel
Publicado Por: Gabriel Mandel
O grande “vilão” do julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal, para muitos brasileiros, é Ricardo Lewandowski: revisor do caso, ele adotou uma postura oposta à do relator, ministro Joaquim Barbosa, e por várias vezes se posicionou pela absolvição dos réus, irritando quem acompanhava o caso pela televisão. Em entrevista ao repórter José Maria Trindade, ele deu sua versão sobre essa situação.
Lewandowski defendeu que réus condenados pelo mesmo crime tenham a pena igual por conta da coerência, o que mandaria o ex-ministro José Dirceu para a cadeia, com uma condenação superior a 10 anos. Lembrando a proposta feita por Celso de Mello, o revisor defendeu a “uniformização” das penas, ainda que a decisão não dependa apenas de seus votos, mas sim dos 10 ministros do STF.
Quando perguntado sobre a interrupção do julgamento, que acontece porque o ministro Joaquim Barbosa viajará ao exterior para tratar as dores crônicas nas costas, ele afirmou que isso pode ser positivo para que todos pensem novamente e evitem conclusões precipitadas. No que diz respeito à perda dos cargos ou de bens que pertencem aos réus, Ricardo Lewandowski garantiu que estas situações só serão analisadas após a dosimetria.
UOL Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário