quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Ansiedade e reforço marcam preparação


A 29 dias da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), controlar os animos e tentar revisar tópicos e disciplinas “mais difíceis” é a tarefa de casa dos candidatos. Entre os 369.064 estudantes cearenses que, nos dias 3 e 4 de novembro, irão enfrentar, ao todo, 10h de testes, a intensificação do ritmo de estudo em áreas específicas e a participação massiva em simulados, tem sido as opções para deslanchar nesta reta final. 

Estudar das 13h30min às 18h no cursinho e, em seguida, reforçar as leituras e exercícios em casa. Faltando pouco menos de um mês para o esperado exame, é esta a rotina da estudante Rafaela Lemos, que, pela terceira vez consecutiva, passará pela prova. “Ano passado, consegui uma vaga, mas era para cursar em Sobral. Como não tenho parentes lá, ia ficar muito difícil, aí acabei desistindo”, contou a estudante que sonha em ingressar no curso de Comunicação Social. 

Junto a ela, a estudante Bianca Lázaro, que tem como primeira opção Ciências Biológicas e a segunda História, compartilha a mesma ansiedade e dificuldades. Física, química e matemática são os grandes entraves para um bom desempenho. Por isso quanto mais tempo dedicado às três disciplinas, nos últimos dias, melhor. “Eu estou focada nos estudos e vou deixar para relaxar somente na última semana”, afirmou a estudante recém-saída do ensino médio.

EXPERIÊNCIA TRAZ 
TRANQUILIDADE
Embora as três matérias também sejam as grandes preocupações da estudante Maiara Paiva, que deseja ser bacharela em Geografia, o momento agora é “de tranquilidade”. “O que eu não aprendi até agora não vou aprender em um mês, portanto, não adianta me desesperar. O que eu quero é apenas rever algumas coisas e seguir numa boa”, disse a estudante, que, em 2011, passou por momentos difíceis ao não conseguir atingir as metas de ingresso em nenhum curso desejado. 

578 foi a quantidade de pontos feitos por Maiara, quando a média necessária para aprovação era de 615. O desempenho aquém do esperado, conforme a estudante, reflete a pressão sofrida durante o período de estudo e a tensão nos dias de prova. Ultrapassar a influência familiar e a autocobrança excessiva, e administrar a própria ansiedade, são, hoje, atitudes mais fáceis, após as vivências passadas.

SIMULADOS 
No curso Pré-Vestibular do Sindicato dos Trabalhadores das Universidade Federais do Ceará (Sintufce), que abriga estudantes, que ainda não concluíram o ensino médio, récem-formados e pessoas que retomaram os estudos após anos paradas, pensar uma metodologia que favoreça a todos e equipare as condições de avaliação é fundamental. Os simulados, neste caso, segundo professor de matemática, Artur Teixeira dão conta do assunto. Nas salas que abrigam entre 60 e 80 alunos, a agitação nos últimos dias é notória. De acordo com Artur, neste momento, intensificar a resolução de exercícios, principalmente na área de exatas, faz com que cada candidatos perceba as limitações que ainda persistem. 

Para as próximas semanas, mais um simulado, a ser realizado em dois dias, nos mesmos horários em que as provas do Enem ocorrerrão, deverá aproximar os candidatos da “realidade” da prova, segundo a coordenadora pedagógica do cursinho que abriga 600 alunos, Socorro Carneiro. O aumento das horas disponíveis no laboratório de redação, intensificação dos plantões tira-dúvidas e realização de aula de campo também constam no planejamento da instituição, que há 12 anos prepara alunos para ingressarem no ensino superior.

TESTE ON-LINE
Conforme a Secretaria de Educação (Seduc) dos 100 mil alunos estão no 3º ano, da rede estadual, 91 mil inscreveram-se no Enem. Tais estudantes que, nos próximos dias poderão testar os conhecimentos em uma prova on-line, fruto da parceria firmada entre o Governo do Estado e a empresa de tecnologia aplicada à educação, Geekie. O simulado, que utilizará a Teoria de Resposta ao Item (TRI), na qual são atribuídos pesos diferentes para as questões de acordo com a dificuldade, segue com inscrições abertas até sexta-feira (5), através do site: www.geekie-estadao.com.br.


PROGRAMAÇÃO 
ENEM 2012
• Nos dois dias as provas terão início às 13h (Horário de Brasília). 1º dia - 3 de novembro: Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Tempo para a prova: 4h30.

2º dia - 4 de novembro: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. Tempo para a prova: 5h30.

Jornal O Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...