quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Nissim Ourfali abre processo contra Google


Nós amamos, mas parece que Nissim Oufali e sua família não gostaram muito do sucesso que o vídeo do Bar Mitzvah causou na internet. O jovem abriu um processo no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo contra o Google Brasil. Além de exigir a retirada de todas as reproduções do vídeo no YouTube, o processo pede R$ 30 mil reais, possivelmente como indenização por danos morais.
Nissim ficou famoso depois que um vídeo comemorando seu Bar Mitzvah viralizou na web, em meados de agosto. As imagens contavam basicamente os 13 anos de vida do menino, por meio de uma paródia da música “What Makes You Beautiful”, da banda One Direction. O vídeo original foi excluído rapidamente, mas já era tarde demais: vários canais do YouTube já tinham espalhado as imagens. Uma dessas republicações já alcançou quase 4 milhões de visualizações!
O processo já está rolando desde 18 de setembro. Como processos costumam demorar, a família pediu uma liminar para que o juiz determinasse imediatamente a retirada dos vídeos do ar – o que foi negado. Agora, o processo deve continuar por mais um tempo. Leia parte do que consta no documento:
O vídeo de que participa o autor foi postado espontaneamente em site público de compartilhamento de vídeos, não sendo o modo “privado” óbice para que todos quantos tenham conta no referido site o acessem. A partir daí, ao que parece, o vídeo se disseminou pela internet, tal como se constata por pesquisa no Google pelo nome do autor, a qual retorna nada menos que 790 entradas a ele relativas. Frente a isso, é para mim duvidosa a possibilidade técnica de retirada da internet de todos os caminhos de acesso que a essa altura se estabeleceram ao vídeo em questão, sendo certo que disseminação descontrolada de conteúdo é característica da internet (da qual, talvez pela novidade ainda de sua existência, boa parte dos usuários não tem consciência).
E você, o que acha? Acredita que esse sucesso todo pode trazer transtornos à vida de Nissim Ourfali?
Aqui, o vídeo de novo:
Érika Kokay
Revista Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...