quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Sobe para 238 número de vítimas de tufão nas Filipinas


Moradores do Vale de Compostela, nas Filipinas, tentam reconstruir uma casa destruída pela passagem do tufão Bopha (Foto: Karlos Manlupig/AP)As autoridades das Filipinas divulgaram nesta quarta-feira (5) o aumento para mais de 238 pessoas mortas nas inundações e nos deslizamentos de terra que o tufão Bopha causou em sua passagem pelo sul do país, onde ainda há dezenas de desaparecidos e mais de 214 mil deslocados. Quase todas as vítimas moravam nas províncias do Vale de Compostela e de Davao, no leste da ilha Mindanao, por onde o tufão passou ontem com ventos sustentados de 175 km/h.
As autoridades afirmam que o número final de mortos seja ainda maior porque há dezenas de pessoas dadas como desaparecidas e muitos lugares onde as operações de busca continuam.
As Forças Armadas também participam das operações de resgate e assistência dos desabrigados, mas enfrentam dificuldades por conta do tempo e da situação do terreno em que as buscas estão sendo realizadas. Segundo o comandante-geral Ariel Bernardo, chefe da 10ª Divisão de Infantaria, duas divisões foram enviadas para ajudar no resgate, mas sofrem com a tempestade. "Nada ficou de pé em um de nossos quartéis e todo o equipamento de comunicação foi destruído", disse.
Pelo menos 213.502 pessoas precisaram deixar suas casas em Mindanao e na região de Visayas e estão alojadas nas casas de vizinhos ou em abrigos oferecidos pelas autoridades. Os centros habilitados pelas autoridades estão atendendo a quase 170 mil pessoas, segundo os últimos dados oficiais. 
Bopha, ou Pablo, como é chamado nas Filipinas, perdeu força desde que entrou no país e agora se afasta com ventos sustentados de 120 km/h em direção ao Mar da China Meridional pela ilha de Palawan. Ele fecha a temporada de tufões nas Filipinas, estação que todos os anos atrai entre 15 e 20 tufões e que começa em geral em junho e termina em novembro.
AS
Revista Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...