segunda-feira, 8 de outubro de 2012

MENSALÃO



Grecianny Carvalho Cordeiro*

O julgamento do Mensalão continua e o STF passa a apreciar as condutas criminosas atribuídas à cúpula petista responsável pela idealização e operacionalização da prática de compra e venda de votos de parlamentares.

O Relator do Processo do Mensalão, Ministro Joaquim Barbosa, atribuiu a José Dirceu, o ex-ministro da Casa Civil do ex-presidente Lula – que nada sabia –, a condição de “principal articulador político” da compra e venda de votos de parlamentares, na verdade, o “mandante das promessas de pagamentos indevidos aos parlamentares” da base aliada ao governo, num esquema de corrupção de enormes proporções, envolvendo cifras milionárias.

O caso do Mensalão em si não choca nem surpreende, pois sempre se teve notícia de casos de corrupção no Brasil, entretanto, o que mais impressiona é o fato de, pela primeira vez na história política da nação, a corrupção ser vista como caso de polícia, recebendo o merecido tratamento em razão da gravidade das acusações, onde as mais altas autoridades do país foram levadas ao banco dos réus, a exemplo do que ocorre com qualquer outro cidadão.

Na magnífica peça elaborada pelo Ministro Joaquim Barbosa é dito que "houve efetivamente distribuição de milhões de reais a parlamentares da base aliada do governo. Cabe analisar quem foram os responsáveis pelos pagamentos [a parlamentares]". E mais, asseverou que Marcos Valério e Delúbio Soares agiram sob o comando de José Dirceu!

Estamos nas vésperas das eleições municipais e há quem diga que o julgamento do Mensalão não terá nenhuma repercussão no resultado do pleito, não salpicando manchas no Partido do Trabalhador. Pode ser que sim, até porque, a maioria da população não se interessa ou mesmo sequer tem conhecimento do julgamento que vem ocorrendo no STF.

Mas a população esclarecida está ciente do que está ocorrendo, aliás, muitos são os brasileiros empolgados com o julgamento televisionado, se deslumbrando com a postura do Procurador-Geral da República, com a seriedade do Ministro Joaquim Barbosa, se indignando com a atuação do Ministro Ricardo Lewandovski.

O fato é que, pela primeira vez na História do país, os brasileiros estão acreditando que a corrupção não mais será beneficiada pela impunidade e pela complacência da lei e dos julgadores, pela inoperância do sistema e pela prescrição. Ao contrário, a corrupção passou a ser considerada inadmissível e intolerável.

As coisas no Brasil estão realmente mudando. E para melhor!

*Promotora de Justiça

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...