sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Chico Aguiar é eleito presidente do TCM


O conselheiro Chico Aguiar foi eleito presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O pleito ocorreu na manhã de ontem, quando o pleno elegeu a nova administração da Corte de Contas para o biênio 2013/2014.
Também foram eleitos, por aclamação, Marcelo Feitosa, vice-presidente, e Hélio Parente, corregedor-geral. Ainda não existe data para posse.
O atual presidente da Corte de Contas, Manuel Veras, também concorreu ao cargo. Sem consenso, os dois conselheiros disputaram a Presidência. Veras tentava a reeleição, mas acabou derrotado por cinco votos a dois pelo conselheiro Chico Aguiar. Os conselheiros escolhidos assumirão em janeiro de 2013 e ficarão no cargo por dois anos. Participaram da eleição sete conselheiros.

Projetos
O presidente eleito, Chico Aguiar, ressaltou sua intenção de trabalhar para aproximar o Tribunal da sociedade. Segundo ressaltou, Manoel Veras realizou uma boa administração à frente do TCM.

Todavia, alguns projetos ainda precisam ser ampliados, sobretudo junto da população. A Corte de Contas tem como responsabilidade julgar as contas dos gestores municipais, incluindo prefeitos e vereadores.
A atual administração do Tribunal de Contas dos Municípios é constituída pelos conselheiros Manoel Veras, presidente, Marcelo Feitosa, vice-presidente, e na Corregedoria Geral do Tribunal, Pedro Ângelo. Os magistrados ocupam os cargos desde janeiro do ano passado.
RETROSPECTIVA
Natural de Camocim, o conselheiro Chico Aguiar exerceu cinco mandatos legislativos na Assembleia Legislativa, ingressando na política em 1987, período em que exerceu mandato de deputado Constituinte. Durante este período, ocupou o cargo de 2º secretário da Mesa Diretora. Em 1993, foi eleito presidente da Assembleia, na vigência do seu segundo mandato.

Em 1994, quando ainda presidia a AL, assumiu o cargo de governador do Ceará, substituindo o então governador Ciro Gomes que renunciou ao cargo para assumir o Ministério da Fazenda, no governo Itamar Franco. Como Governador, recebeu a missão de assinar, juntamente com o Presidente da República, o contrato de financiamento, em parceria com o Banco Mundial, do Projeto Sanear.
No ano de 2006, Francisco Aguiar tomou posse no Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM). No período de 2009 e 2010 assumiu o cargo de conselheiro Corregedor da Corte de Contas.
Jornal O Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...