quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Os cuidados para evitar as manchas na pele negra


Amanda Araújo

Apesar de ter mais melanina e ser mais resistente, a pele negra precisa de alguns cuidados especiais para evitar as famosas manchas. “Se por um lado, a maior quantidade de melanina presente na pele negra a torna mais resistente ao sol e a maior concentração de fibras colágenas adia o aparecimento das primeiras rugas, por outro, trata-se de um tipo de pele mais suscetível ao aparecimento de manchas e outros problemas”, afirma a Dra. Carolina Marçon – dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.
Mas, com alguns cuidados e tratamentos especiais, você pode ser livre das manchas e ficar com a pele linda igual das famosas! Confira as dicas:
Sheron Menezes, Taís Araújo e Cris Vianna
Foto: Francisco Silva / André Muzell e Felipe Panfili / AgNews
- O que pode causar as manchas na pele negra?
A maior quantidade de melanina e o aumento da ação dos melanócitos (células que produzem a melanina) podem resultar numa maior facilidade para desenvolver as manchas. Um pelo encravado ou uma espinha facilmente resultam em manchas escuras. Uma outra característica da pele negra é o número maior de glândulas sebáceas que possui, responsáveis pelo surgimento de espinhas e cravos. A dermatologista indica uma atenção maior com a limpeza e os cuidados diários para evitar as manchas. “Os negros, geralmente, têm a pele do corpo mais ressecada e a pele facial mais oleosa, embora isso possa variar de pessoa para pessoa. Daí, a necessidade de usar produtos diferentes para hidratar e tratar face e corpo”, orienta. Queimaduras ou procedimentos estéticos também podem estimular o aparecimento de manchas. Portanto, é necessário um cuidado maior também durante os procedimentos por causa do risco de pigmentação.
-Quais os tratamentos indicados para evitar as manchas na pele?
O tratamento é feito com filtros solares, ácidos e peelings. A hidroquinona, bastante empregada no combate às manchas, precisa ser pensada como uma alternativa apenas quando há supervisão médica, pois ela pode causar alguns efeitos colaterais nesse tipo de pele, orienta a dermatologista. Além disso, as olheiras podem ser mais frequentes na pele negra, devido à melanina. “Tratamento com laser pode causar manchas nesse tipo de pele, então a melhor alternativa consiste no uso de cremes clareadores e fotoprotetor. O uso diário de protetor solar de amplo espectro (UVA/UVB) é extremamente importante para evitar as manchas, o mesmo deve ser adequado ao tipo de pele do paciente e de preferência indicado pelo dermatologista.”
Cuidados especiais com a pele negra:
“O ideal é que o paciente passe por uma consulta dermatológica, para que a pele seja adequadamente avaliada, de forma individual, e, o tratamento seja corretamente conduzido”, alerta a dermatologista. Segundo a Dr.a Carolina,  dependendo das características da pele, as receitas caseiras podem trazer ainda mais problemas à pele. É importante também o uso diário de fotoprotetor em todas as áreas expostas da pele, mesmo na pele negra, com FPS 15, no mínimo. “Um erro muito comum que observamos em pacientes de pele negra é o hábito de não usarem filtro solar regulamente e a nossa recomendação é sempre de aplicar”.  A dermatologista ainda alerta quanto ao uso de peelings agraessivos  e lasers, devido ao risco de manchar a pele. “Todos os procedimentos devem ser indicados com muito critério pelo dermatologista”, orienta novamente.

** Já curtiu o Facebook da Revista Guia da TV? 

UOL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...