quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Blogueira cubana Yoani Sanchéz recebe passagens para o Brasil


A blogueira Yoani Sánchez recebe as passagens compradas pelos brasileiros de Feira de Santana, cidade na Bahia. (Foto: Xiko Melo)Um grupo de brasileiros entregou para a blogueira cubana Yoani Sanchéz passagens que irão permitir sua viagem ao Brasil em 2013, quando o governo de Cuba flexibilizar a realização de viagens para o exterior, medida prevista para entrar em vigor em janeiro. As passagens foram compradas com o dinheiro arrecadado em uma "vaquinha" organizada na internet pelo cineasta Dado Galvão, diretor do documentário Conexão Cuba-Honduras.
Seis brasileiros de Feira de Santana, cidade da Bahia, compraram passagens com datas flexíveis, que permitem a Yoani definir sua viagem assim que receber uma autorização do governo cubano. Quatro deles, o jornalista e blogueiro Rafael Velame, o médico César Oliveira, o publicitário Xiko Melo e Angelo Almeida, foram até o apartamento de Yoani, em Havana, para entregar os bilhetes pessoalmente à blogueira no dia 23.
O cineasta Dado Galvão publicou um vídeo em seu canal no Youtube em que Yoani aparece agradecendo aos brasileiros pela passagem e dizendo que espera conhecer o país em breve.
Viagens ao exterior
O governo de Cuba anunciou no dia 16 de outubro que vai facilitar a realização de viagens ao exterior, com a eliminação da exigência da carta de convite e da autorização de saída, conhecida popularmente como "tarjeta blanca". A permissão implicava um processo longo e custava cerca de US$ 150, um valor alto para a maioria dos cubanos e que, por si só, já tornava difícil qualquer viagem ao exterior. As mudanças fazem parte de uma aguardada reforma migratória e entrarão em vigor no dia 14 de janeiro de 2013.  
AS
Revista Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...