sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Falta de conhecimento religioso é grave problema atual, diz Papa


Da Redação, com Serviço de Informação do Vaticano


O Papa Bento XVI recebeu na manhã desta sexta-feira, 30, um grupo de bispos franceses em visita ad limina. Em seu discurso na ocasião, o Santo Padre destacou que um dos graves problemas que afeta homens e mulheres dos tempos atuais é a ignorância religiosa.

Bento XVI citou a constituição pastoral Gaudium et spes, que recorda o fato de que Deus, em sua bondade paternal, quis responder aos questionamentos do ser humano sobre a vida e a morte e que Cristo fundou a Igreja para que o homem pudesse conhecer essas questões. “Por isso, um dos problemas mais graves de nosso tempo é o da ignorância religiosa na qual vivem muitos homens e mulheres, incluindo os católicos”, disse.

Nesse sentido, o Pontífice declarou que um dos obstáculos mais fortes para a missão pastoral da Igreja é a ignorância do conteúdo da fé. Essa falta de conhecimento trata-se, segundo ele, de um duplo aspecto.

“...desconhecimento a respeito da pessoa de Jesus Cristo e ignorância sobre a sublimidade de seus ensinamentos, de seu valor universal e permanente na busca do sentido da vida e da felicidade”, explicou.

E para que a nova evangelização possa, então, ter sucesso diante destas problemáticas, o Papa destacou a importância do envolvimento das comunidades e paróquias e da educação católica.

“Os institutos católicos ocupam, evidentemente, o primeiro lugar no grande diálogo entre a fé e a cultura. O amor pela verdade que neles brilha é, por si mesmo, evangelizador. São lugares de aprendizagem e diálogo, assim como centros de investigação, que devem desenvolver-se cada vez mais, ser mais ambiciosos”. 

Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...