sábado, 24 de novembro de 2012

Fortaleza tem terceiro dia D contra a hepatite B

Quem não tomou a primeira ou a segunda dose do medicamento também pode receber a vacina hoje
Uma doença silenciosa, em alguns casos sem sintoma, e que pode levar à morte. Assim é a hepatite B, que tem na vacinação uma das formas mais eficazes de prevenção. Hoje, Fortaleza realiza o terceiro dia D do ano contra a doença com a aplicação da última dose da vacina.


Para crianças de seis meses a cinco anos incompletos, também será oferecida vitamina A, além das vacinas Sabin, Salk (contra a poliomielite), Pentavalente, DTP (tetravalente), Difteria, Tétano, entre outras Foto: Kid Júnior

Vinte postos e dois minipostos estarão abertos das 8h às 17h para atender à população considerada prioritária: crianças menores de um ano, adolescentes até 19 anos, adultos com idade entre 20 e 29 anos e pessoas acima de 29 anos que têm mais vulnerabilidade para adquirir a doença. Quem não recebeu a primeira e segunda doses também poderá ser imunizado.

Para receber a vacina, é importante apresentar a carteira de vacinação e o documento de identidade. No total, 295 profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) trabalharão para vacinar a população.

Para eficácia na proteção contra a hepatite B, é fundamental que sejam aplicadas três doses, num intervalo de seis meses. Após a primeira, a segunda aplicação deve ser feita em 30 dias, e a terceira dose, seis meses após a primeira. Em 2012, a primeira e a segunda dose da vacina contra hepatite B ocorreram nos dias 5 de maio e 16 de junho.

Imunização

Hoje, também será oferecida para crianças de seis meses a cinco anos incompletos a vitamina A, além das vacinas Sabin, Salk (contra a poliomielite), Pentavalente, DTP (tetravalente), Difteria, Tétano, Rotavírus, Pneumocócica 10 Valente, Meningocócica Conjugada Tipo C e Tríplice Viral.

A vacina contra hepatite B e todas as outras vacinas de rotina continuarão sendo disponibilizada nos 92 postos de saúde da Capital de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Além dos postos que funcionam no terceiro turno, das 17h às 21h, e aos sábados e domingos no Centro de Saúde da Família Paulo Marcelo (Centro), das 7h às 19h.

Segundo dados da SMS, no dia 5 de novembro de 2011, quando houve a 3ª dose contra hepatite B, foram imunizadas 11.575 pessoas em todas as faixas etárias.

A hepatite B é uma doença sexualmente transmissível, pois o vírus está presente no sangue e nas secreções sexuais. A infecção pode ocorrer por relação sexual sem proteção, compartilhamento de lâminas de barbear, escova de dente, alicates, seringas e agulhas, tatuagens, procedimentos odontológicos e cirúrgicos, transfusões de sangue e transmissão do vírus pela mãe ao recém-nascido.

Sinais

A maioria dos casos de hepatite B não apresenta sintomas. Mas, os mais frequentes são cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Esses sinais costumam aparecer de um a seis meses após a infecção.

Como as hepatites virais são doenças silenciosas, um médico deve ser regularmente consultado, assim como o teste deve ser realizado. O diagnóstico da hepatite B é feito por meio de exame de sangue específico. Após o resultado positivo, o médico indicará o tratamento adequado. Além dos medicamentos (quando necessários), indica-se corte no consumo de bebidas alcoólicas pelo período mínimo de seis meses e remédios para aliviar sintomas como vômito e febre.

LÊDA GONÇALVESREPÓRTER 

Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...