sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Rick Bonadio comenta impacto de “Thriller” nos 30 anos do disco de Michael Jackson




Um dos discos mais emblemáticos da história do pop, ‘Thriller’ completa hoje 30 anos e permanece como referência para as novas gerações da música, acumulando mais de 100 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Repleto de hits, como ‘Billie Jean’‘Beat It’ e afaixa homônima, o álbum de Michael Jackson ainda serve de inspiração para muita gente da cena musical, como é o caso de Rick Bonadio.
O produtor Rick Bonadio (Crédito:Cesar OValle/Divulgação)
Com trabalhos ao lado de bandas do naipe de  NX ZeroCharlie Brown Jr. e Mamonas Assassinas e milhões de discos vendidos, o produtor é um dos mais bem sucedidos do Brasil nos últimos 15 anos. Fã de ‘Thriller’, Rick relembra a primeira vez que ouviu a obra, ainda na adolescência, e o que ela representa na sua carreira. “O que mais lembro é a quantidade de músicas boas e do som – os vocais, backings e arranjos. Chapei! Me influenciam até hoje na minha carreira”.
Fora o talento do músico, o sucesso do álbum também é creditado ao produtor veterano Quincy Jones, que já havia trabalhado com Jackson no disco “Off The Wall”. “Ele sempre foi um visionário e junto com o Michael pôde colocar em prática ideias que eram impensáveis para outros artistas. Quando a gente tem uma figura forte no mercado, dá para inventar moda como produtor, a chance de aceitação é sempre maior”.
Além da repercussão de sua música, ‘Thriller’ também estourou na televisão e Bonadio não deixa de lembrar o impacto do vídeo da música título na história dos clipes. “Acredito que foi ele que colocou o balé nos videoclipes de uma maneira muito destacada, além do formato curta-metragem. Hoje, os clipes são o que são graças também ao sucesso do ‘Thriller’.
No cenário atual, o produtor brasileiro acredita que certos artistas perpetuam o legado do rei do pop na função de multiartistas, que assim como Jackson participam de todo o processo criativo de um álbum, desde a composição, passando pela produção do disco até a criação de coreografias para os shows. “O Michael foi um dos pioneiros, junto com o Prince, nesse aspecto. Hoje, o Bruno MarsLenny Kravitz e Jay-Z também fazem de tudo um pouco e criam coisas novas”.
Para finalizar, Bonadio revela sua faixa favorita do álbum e a impressão que este deixou em sua memória. “O ponto alto pra mim é ‘Beat It’ a mistura do rock com o R&B é perfeita ali. É um disco repleto de hits, com um artista fabuloso à frente”.

30 anos do disco "Thriller" - 6 vídeos

"Thriller" - Michael Jackson
Compartilhe este vídeo:

Ouça todas as músicas de ‘Thriller’ na Rádio UOL
Veja toda a trajetória de Michael Jackson em álbum especial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...