sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Assembleia Constituinte egípcia aprova nova Constituição


Membros da Assembleia Constituinte do Egito votam a minuta final da nova Constituição (Foto: Mohammed Abu Zaid/AP)A Assembleia Constituinte do Egito, dominada pelos islamitas, aprovou a minuta final da nova Constituição, que agora será apresentada ao presidente Mohamed Morsi antes da convocação de um referendo. Após uma longa sessão, iniciada ao meio-dia de sexta-feira (29), a Assembleia terminou na manhã desta sexta-feira (30) a votação - unânime - de cada um dos artigos da Carta Magna.
Participaram da consulta 85 dos 100 integrantes que compõem o órgão, depois que o presidente da assembleia, Hosam al-Gariani, convocou 12 membros suplentes para substituir parte dos 26 que boicotaram o comitê por considerá-lo dominado pelos islamitas. Após a aprovação, Gariani afirmou que vai apresentar já neste sábado (1º) o projeto de Constituição ao presidente Morsi, como o primeiro passo para a convocação de um referendo.
Gariani antecipou que a partir de agora se inicia uma etapa para conscientizar o povo sobre seus direitos constitucionais e jurídicos. Para ajudar nessa conscientização, o projeto da Carta Magna será impresso e distribuído aos cidadãos.
A validade da composição da assembleia está sendo examinada pelo Tribunal Constitucional, que no próximo domingo deverá pronunciar-se, embora, segundo o decreto emitido por Morsi há uma semana, ela seja indissolúvel.
O decreto blinda os poderes do presidente, da câmara alta do Parlamento e da Assembleia Constituinte. Em protesto à medida, opositores de Morsi continuam acampados na Praça Tahir, no Cairo.
AS
Revista Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...