sábado, 24 de novembro de 2012

6 alimentos fotoprotetores


Para manter o bronze e proteger a pele, junto com o protetor solar, expert dá dicas e receitas

Por Fernanda Iarossi

BronzeAlimentos-Thinkstock_e_Getty_Images
Na sua bolsa já está o protetor solar que você usa diariamente, certo? Pontos para você! Sua pele e saúde agradecem, já que esse hábito protege contra os efeitos nocivos do sol. Além de fazer isso, dá para incluir alimentos no seu dia a dia que são parceiros do nosso organismo, quando o assunto é blindar a cútis. A nutricionista clínica funcional, Natália Colombo, indica o que incluir na sua alimentação e ainda ensina algumas receitinhas práticas com ingredientes fotoproterores. Mas lembre-se sempre: essas sugestões NÃO devem substituir o protetor solar. É um plus para você ficar ainda mais protegida. Combinado?

Amêndoas
Ricas em vitamina E, funcionam como um bloqueador potente da luz solar e um antioxidante poderoso, que ajuda a proteger as células da pele contra os raios ultravioleta e outros fatores ambientais que geram radicais livres, causadores do envelhecimento da pele.
Quanto consumir: de 4 a 5 unidades por dia.

Cacau
O ingrediente principal do chocolate ajuda a suavizar a aparência da pele áspera. “Estudos recentes mostraram que o consumo diário de cacau melhora a saúde da cútis e aumenta sua resistência aos efeitos dos raios UV”, explica Natália.
Quanto consumir: 1 colher (café) cheia por dia. Você pode misturar em sucos ou iogurtes, durante as refeições ou lanches.

Semente de linhaça
Tem ácidos graxos ômega-3, que melhoram a aparência das manchas da pele e ajudam a minimizar as linhas de expressão. “Também contribuem para a hidratação e previnem o aparecimento de rugas”, completa a nutricionista.
Quanto consumir: 1 colher (sobremesa) da semente triturada por dia, para que o organismo absorva totalmente o ômega-3.

Chá verde
Quando quente, libera catequinas, um tipo de antioxidante com propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas. Além disso, ainda dá uma forcinha para saúde da pele, neutralizando as alterações causadas pela exposição à luz solar.
Quanto consumir: até 2 xícaras (chá) por dia.

Castanha-do-pará
Ajuda a preservar a elastina, uma proteína que mantém a pele lisa e firme. “Reduz os níveis de radicais livres decorrentes da exposição solar e ainda previne o envelhecimento”, completa Natália.
Quanto consumir: de 3 a 4 unidades por dia.

Além de ingerir os alimentos acima, dá para preparar receitinhas que dão uma força extra à sua pele quando o assunto é bronze. Aprenda, já!
Suco power
Ingredientes:
> 1/2 mamão papaia sem casca e picado
> 1/3 cenoura
> 200 ml de água de coco
> 1 colher (chá) de semente de linhaça
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador com gelo, mel a gosto e sirva.
Salada de frutas eficaz
Ingredientes:
> 1/2 mamão papaia sem casca e picado
> 2 laranjas sem casca picadas
> Suco de 2 laranjas
> 3 rodelas de abacaxi picadas
> 1/2 cenoura cortada em cubinhos pequenos
> 2 goiabas sem casca picadas
> 3 amêndoas
> 3 castanhas-do-pará
Modo de preparo
Misture os seis primeiros ingredientes em um pote de vidro. Se desejar, adicione 1 colher (sopa) de xarope de agave para deixar mais doce. Reserve. Triture as amêndoas e as castanhas e polvilhe sobre as frutas.
Bebida refrescante
Ingredientes
> 100 ml de suco de tomate pronto
> 1/3 de cenoura sem casca
> Raspas e suco de 2 laranjas
> 1 manga madura sem casca e sem caroço
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador com gelo e sirva.

** Aproveite e curta a página da Revista Shape!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...