sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Dia de desconto leva milhares a lojas nos EUA


Pelo terceiro ano consecutivo, o comércio brasileiro realiza a versão nacional da "Black Friday", que começa à 0h desta sexta-feira (23) e dura até a 0h do sábado (24). A ação é inspirada na tradicional data americana, quando lojas prometem oferecer descontos "vantajosos" por 24 horas, sempre na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças. No Brasil, a promoção "em massa" é mais tradicional na internet, mas algumas redes também irão oferecer descontos nas lojas físicas.
Este ano, no Brasil, a "Black Friday" terá a participação de ao menos 300 lojas virtuais, incluindo grandes varejistas como WalMart.com.br, Magazine Luiza, TAM, Netshoes, Americanas.com, Shoptime, Submarino, entre outros, de acordo com o portal Busca Descontos, que coordena o evento em parceria com algumas redes no país. As lojas prometem oferecer descontos que podem chegar a 75%.
Portal Busca Descontos reúne as lojas virtuais participantes da 'Black Friday' no Brasil (Foto: Reprodução)Portal Busca Descontos reúne as lojas virtuais participantes da 'Black Friday' no Brasil (Foto: Reprodução)
A previsão é que as vendas on-line na data gerem R$ 135 milhões, um crescimento de 35% em relação ao resultado na internet em 2011. Já o e-bit, empresa de informações de comércio eletrônico, é ainda mais otimista e tem uma previsão de crescimento de 50% em cima do ano passado, para um faturamento de R$ 150 milhões neste ano.
No ano passado, foram 237 mil pedidos realizados em todo Brasil, com mais de 50 varejistas participantes.
As ofertas de parceiros do Busca Descontos estarão disponíveis no site do evento, owww.blackfriday.com.br. Para ter acesso a essas ofertas, o usuário deverá acessar o site e se cadastrar.
O QUE É A 'BLACK FRIDAY'
Tradicional data americana, quando lojas oferecem megadescontos "em massa" por 24 horas, sempre na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças. No Brasil, ocorre desde 2010, principalmente no comércio eletrônico
FATURAMENTO EM 2011
No Brasil, cálculos da e-bit apontaram para R$ 100 milhões faturados nas 24 horas da Black Friday. A previsão para este ano é de crescimento de até 50%, para R$ 150 milhões. Nos EUA, no ano passado a ação gerou US$ 816 milhões (cerca de R$ 1,7 bilhão) em vendas on-line
Ofertas anunciadas
O site da Magazine Luiza, por exemplo, promete descontos de até 60% em diferentes categorias durante a sexta-feira (23). Serão cerca de 3 mil itens em oferta, em setores como eletrônicos, móveis, perfumaria, brinquedos e informática.

A Netshoes terá ofertas com até 70% de desconto, contemplando marcas nas categorias de futebol, casual, fitness, bike, basquete e tênis.

O Walmart.com.br terá descontos de até 70% nos preços de mais de mil itens. A rede espera dobrar seus acessos e vender quatro vezes mais em relação a um dia normal.
A Dafiti promete descontos de até 80% em todas as categorias, como sapatos, roupas, perfumes, acessórios e cama, mesa e banho. A expectativa é triplicar a média diária de vendas.
Entre as lojas físicas participantes, estão as do Extra, com descontos de até 70%. As ofertas, nesse caso, começarão mais cedo, a partir das 22h desta quinta-feira (22).
A rede reduzirá os preços dos hipermercados e pelo site Extra.com.br. A exceção são as lojas do formato supermercados Extra, onde as promoções serão apenas na categoria de alimentos e bazar e terá abertura às 6h de sexta-feira (23). As drogarias Extra terão descontos de até 90% nos genéricos, diz a rede.
As lojas físicas da Fnac no Brasil e o site www.fnac.com.br também participam da ação. As linhas terão descontos que chegam a 80%.
Versão americana
Na versão americana, a data é marcada por grandes filas nas lojas e megapromoções. O evento marca o início da temporada de vendas de fim de ano, quando os varejistas aproveitam para limpar os estoques e sair do vermelho.

Os descontos promovidos pelo varejo americano no último 'Black Friday', em 25 de novembro do ano passado, geraram US$ 816 milhões (cerca de R$ 1,7 bilhão) em vendas on-line nos Estados Unidos, de acordo com dados da ComScore. O resultado foi um crescimento de 26% sobre os US$ 648 gerados em 2010 na mesma data.
DICAS AO CONSUMIDOR
Pesquise
Evite comprar por impulso. Verifique a garantia, o modelo, o preço e a forma de pagamento
Descontos
Compare os preços dos produtos em outras lojas; veja se o desconto condiz com a realidade do mercado
Segurança da loja
Procure a identificação da loja: razão social, CNPJ, endereço, telefone, email e a segurança da página
Produto
Analise a descrição do produto, compare com outras marcas, visite a página do fabricante para confirmar funções e certifique-se que ele supre sua necessidade
Senha na internet
Evite senhas usadas em outros sites, datas de aniversário, sequências numéricas ou alfabéticas
Entrega
A data e o prazo de entrega devem ser especificados. Verifique o valor do frete e a política de troca e devolução dos produtos
 
Comprovante
Imprima e guarde todos os documentos que demonstrem a compra e confirmação do pedido
Garantia estendida
Algumas lojas "empurram" a aquisição da garantia extendida do produto (que dura mais tempo que a já oferecida pelo fabricante). Esteja atento se realmente quer o serviço antes de fechar a compra
Fontes: Busca Descontos; Procon e Proteste
Procon faz alertas
A Fundação Procon-SP alerta, contudo, que os consumidores devem ficar atentos às promoções realizadas na Black Friday e não fazer compras por impulso.

O diretor de fiscalização da fundação, Marcio Marcucci, alerta que, na versão do ano passado, duas grandes varejistas foram autuadas pela entidade por forjarem descontos. "As empresas foram autuadas por publicidade enganosa. Elas manipularam os preços iniciais, para dar impressão que o desconto era maior", diz.

Ele exemplificou o caso, dizendo que um produto, por exemplo, estava sendo anunciado com desconto de 50%, de R$ 1.999 por R$ 999. Acontece que, no dia anterior, o mesmo item custava R$ 1.200. "Eles inflaram o preço inicial justamente para dar a impressão que o desconto era vantajoso", explica.

Ele dá a dica: "antes de fazer a compra, é preciso pesquisar os preços. São várias empresas que participam do evento e pode haver diferenças. O consumidor não deve embarcar na primeira oferta que se deparar", recomenda.
O especialista ainda diz que o consumidor pela internet que se arrepender da compra tem o prazo de sete dias a partir do recebimento do produto para desistir. "Ele tem que entrar em contato com a empresa e manifestar o direito de arrependimento garantido pelo Código de Defesa do Consumidor", explica.
De acordo com Marcucci, a regra só vale para compras na internet ou por telefone. "Na loja física ele tem condições de ver o produto como ele é", afirma.
Para evitar que consumidores caiam em golpes ou tenham problemas com compras pela internet, a Fundação Procon elaborou um guia com orientações básicas para auxiliar o consumidor a fazer com mais segurança as operações na internet (acesse aqui).
Entre elas estão procurar no site a identificação da loja, como razão social, CNPJ, endereço, telefone e outras formas de contato além do email. É preciso, ainda, redobrar os cuidados quando o site exibir como forma de contato apenas um telefone celular. O Procon sugere que o consumidor dê preferência a sites que tenham Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC). Também é importante instalar programa de antivírus e firewall no computador, sistema que impede a transmissão e recepção de acessos nocivos ou não autorizados.
Como grande parte das compras pela internet são feitas com o cartão de crédito, a Fundação Proteste também tem orientações, entre elas estão não comprar por impulso e programar-se. Outra dica importante é com relação aos juros cobrados no parcelamento da compra, o ideal é optar por lojas que ofereçam a facilidade com taxa zero.
Aplicativo
Usuários de smartphones também podem acompanhar as promoções da Black Friday brasileira pelo aplicativo “Busca Descontos”. O app traz uma contagem regressiva para o início da promoção e pede que o usuário cadastre seu e-mail para receber notificações de descontos. No dia 23 de novembro, a ferramenta deve exibir ofertas de mais de 300 lojas virtuais. O aplicativo gratuito está disponível para aparelhos com os sistemas iOS (acesse aqui) e Android (acesse aqui).

G1

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