sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Ensino público só emplaca escolas "modelo" entre as mil melhores no Enem 2011

Do UOL*, em São Paulo


A lista de desempenho por escolas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011, divulgada nesta quinta-feira (22) pelo Ministério da Educação, mostrou que continua grande a distância que separa a rede pública regular de ensino das escolas particulares.

ENEM POR ESCOLA 2011

De acordo com o ranking, apenas 78 escolas públicas “modelo” ficaram entre os mil colégios com melhores notas no exame. As escolas da elite do ensino público são federais, militares, técnicas ou mantidas por universidades. A maior parte delas faz vestibulinhos para selecionar seus alunos e tem orçamentos superiores aos das escolas públicas normais. Essas estão ainda mais longe na lista: nenhuma ficou entre os mil primeiros.

Ainda assim, esse grupo seleto de estudantes tem dificuldades de competir com o desempenho dos alunos dos colégios particulares. Dentre as 100 melhores escolas no Enem 2011, apenas 10 são públicas, sendo oito federais.
A primeira escola pública regular a aparecer na lista foi o Colégio Municipal Castro Alves, da cidade de Posse, na divisa de Goiás com a Bahia, que ficou na 1070ª posição. A escola teve média geral 596,74 pontos e já tinha se destacado no exame de 2010, quando foi a melhor do Estado.

Coluni é o melhor público pela 5ª vez

O destaque positivo ficou para o Coluni (Colégio de Aplicação da UFV - Universidade Federal de Viçosa) que apareceu em oitavo lugar no ranking geral, com média geral 704,285. Segundo a universidade, essa é a quinta vez desde 2007 e a quarta consecutiva que o colégio lidera o Enem entre as escolas públicas.  Os alunos do Coluni são selecionados em um processo seletivo que chega a ter 10 candidatos por vaga.

CONFIRA AS 10 MELHORES ESCOLAS PÚBLICAS NO ENEM 2011

EscolaRedeCidadeEstadoMédia Geral
COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNIFEDERALVICOSAMG704,28
COLEGIO DE APLICACAO DO CE DA UFPEFEDERALRECIFEPE676,95
IFES-CAMPUS VITORIAFEDERALVITORIAES672,48
COL MILITAR DE BELO HORIZONTEFEDERALBELO HORIZONTEMG668,04
INSTITUTO DE APLICACAO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA CAP-UERJESTADUALRIO DE JANEIRORJ664,98
COLEGIO MILITAR DE PORTO ALEGREFEDERALPORTO ALEGRERS660,56
SAO PAULO ETE DEESTADUALSAO PAULOSP660,55
COLTEC - COLEGIO TECNICO DA UFMGFEDERALBELO HORIZONTEMG656,85
COLEGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR DESCENTRALIZADA DE NITEROIFEDERALNITEROIRJ655,36
UNIVERSIDADE TECNOLOGICA FEDERAL DO PRFEDERALCURITIBAPR655,24
A maior nota entre as escolas públicas e particulares do país é a do Objetivo Colégio Integrado, de São Paulo, que obteve média geral 737,152.
Este ano, segundo o MEC, as notas da redação foram desprezadas para o cálculo da média geral. Só estão sendo consideradas as notas das provas objetivas.
Participam do cálculo apenas as escolas que tiveram no mínimo 10 estudantes inscritos no exame em 2011, declarados no Censo Escolar e as que seus participantes representaram pelo menos 50% do total de estudantes que irão concluir o ensino médio na instituição de ensino.

Média geral cai

A nota média geral do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011 por escola foi 494,8, 16,4 pontos menor que a nota média registrada em 2010 (511,21). As médias foram divulgadas pelo MEC (Ministério da Educação) nesta quinta-feira (22).  Segundo o ministro Aloizio Mercadante, isso se deve à retirada da redação do cálculo das notas.
De acordo com o ministro Aloizio Mercadante, a média das escolas privadas é 569,2, contra 474,2 das instituições públicas - uma diferença de 95 pontos. Participaram do Enem 2011 891.070 estudantes de escolas públicas e 246.743 de particulares. Só foram consideradas as provas corrigidas pela TRI (Teoria de Resposta ao Item).

Renda

Entre os alunos que fizeram a prova, a maioria é proveniente de famílias com renda per capita de um a cinco salários mínimos, totalizando 83,86%.
"O Enem não é um ranking de avaliação entre escolas. Ele é uma avaliação dos alunos, dos estudantes. Portanto, é insuficiente como avaliação do estabelecimento escolar, mesmo porque temos escolas cuja natureza é muito distinta”, afirmou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante a divulgação dos números.
“Os melhores alunos da rede pública têm um desempenho médio superior que a rede privada”, destacou o ministro. As escolas com melhor desempenho, nas palavras de Mercadante, “são colégios com poucos alunos, de tempo integral, que selecionam os alunos [que a frequentam]”.
(*Com reportagem de Camila Campanerut, do UOL, em Brasília)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...