quarta-feira, 28 de novembro de 2012

260 cearenses estão avaliando a qualidade da banda larga

Por enquanto, a análise dos internautas cobre só a telefonia fixa. O prazo para iniciar na móvel não foi informado

O Ceará é o terceiro Estado da região Nordeste com o maior número de pessoas participando das medições realizadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para aferir a qualidade da banda larga móvel fixa. Com 260 aparelhos distribuídos em residências de voluntários, o Estado fica atrás apenas da Bahia (665) e de Pernambuco (332). A agência não soube informar quando terá início a medição para telefonia móvel.

De acordo com a Anatel, os primeiros aparelhos de nome whitebox começaram a chegar ao Estado no início do mês de novembro e estão distribuídos em várias cidades e diferentes bairros da Capital. O programa já estava funcionando no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Pernambuco, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Já a Bahia, Maranhão e Pará começaram a medição na última segunda-feira (26).

O plano elaborado pela Anatel distribui voluntários por unidade da Federação, por prestadora e por faixa de velocidade contratada. Entretanto, a agência alerta que, por várias vezes, há um grande número de usuários cadastrados em determinadas células - combinações entre unidades de Federação, prestadora e faixa de velocidade - mas faltam em outras, o que caracteriza a necessidade de mais internautas em todo o Brasil.

O início das medições coincidiu com a exigência da Anatel de que as empresas entreguem, no mínimo, 20% da velocidade contratada pelos usuários. As medições para a banda larga móvel incluirão as operadoras Vivo, OI, Claro, TIM, Algar (CTBC) e Sercomtel. No País, serão instalados 3,8 mil medidores de internet móvel. O número ainda pode ser ampliado.

Conforme e Anatel, as prestadoras deverão garantir mensalmente uma média de 60% da velocidade contratada pelos usuários. Ou seja, na contratação de um plano de 10Mbps, a média mensal de velocidade deve ser de, no mínimo, 6Mbps.

A velocidade instantânea - aquela aferida pontualmente em uma medição - deve ser de, no mínimo, 20% do contratado, ou seja, 2Mbps. Com isso, caso a prestadora entregue apenas 20% da velocidade contratada por vários dias, terá de entregar, no restante do mês, uma velocidade alta ao usuário para atingir a meta mensal de 60%.

Empresas

No serviço de banda larga fixa, as medições, que estão sendo realizada pela PricewaterhouseCoopers, por meio do site Brasil Banda Larga, devem avaliar as prestadoras com mais de 50 mil acessos. São elas: OI, NET, Telefônica/Vivo, GVT, Algar (CTBC), Embratel, Sercomtel e Cabo Telecom.

Como participar

Para participar do projeto, o candidato interessado deve fazer a inscrição no site www.brasilbandalarga.com.br. Em seguida, deve-se fazer o teste de velocidade da conexão, seguindo as orientações encaminhadas, por e-mail, pela Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ). É importante que o teste seja realizado por um computador ligado à internet por meio da conexão informada durante a inscrição. Os usuários que cumprirem essa etapa e aceitarem os termos e condições do projeto participam de sorteio para a escolha dos voluntários que receberão o whitebox.

Os selecionados pela EAQ não pagarão pela instalação dos equipamentos e também não serão remunerados.

PROTAGONISTA
Real velocidade ofertada é desconhecida
Para o usuário Mateus Fernandes, a velocidade correta de sua internet é uma incógnita. "A empresa diz uma coisa, mas a gente não confia muito e não tem nada que prove", comenta. Sobre o atendimento da operadora, ele reclama da burocracia para assistência técnica de qualidade, onde um técnico da empresa vai até a residência e verifica o problema. "Já passei três dias sem internet".

Mateus FernandesEducador Físico


















Diário do Noredeste

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