segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Cartas e esperança para crianças no Natal


Escrever cartinhas endereçadas ao Papai Noel já é uma tradição para milhares de crianças em todo o mundo.
Muitos veem, no bom velhinho, sua única esperança de ter um brinquedo, uma roupa ou um calçado novo, quando seus pais não podem lhe dar? Para que alguns desejos de Natal sejam realizados, os Correios iniciam, hoje, a 23ª edição da Campanha Papai Noel dos Correios no Ceará.
Alunos do 4º ano do ensino fundamental de escolas públicas da Capital redigirão as cartas que terão, como pano de fundo, esperança.
As pessoas ou entidades que se interessarem em ajudar, poderão se dirigir a uma das dez agências participantes, a partir de amanhã, escolher uma das cartinhas e providenciar o presente até o dia 7 de dezembro.
A entrega diretamente à criança não é permitida e está prevista para ser realizada nas escolas entre os dias 10 a 22 de dezembro. De acordo com informações dos Correios, o objetivo da Campanha é manter acesa a magia do Natal, estimular as crianças explanarem seus desejos natalinos e incentivar a solidariedade da população.  Além de incentivar a habilidade da escrita e ensinar a endereçar correspondências.
A Campanha Papai Noel dos Correios, realizada há 23 anos, em todo o Brasil, é considerada como uma das maiores campanhas sociais natalinas do País. Nos últimos três anos, foram recebidas quase 4,5 milhões de cartas em todo o Brasil destinadas ao Papai Noel. Em 2011, somente no Ceará foram entregues 4.406 presentes. Atenderam 73,4% dos 6.000 pedidos.
Ao retirar uma das cartas, o padrinho precisa estar consciente sobre a importância do seu comprometimento. Das cartas não contempladas ano passado, 10,3% não foram apadrinhadas e 16,26% foram retiradas para apadrinhamento, mas os presentes não foram entregues.
Para este ano as cartas já começaram a chegar às agências, mas ainda não começaram a ser contabilizadas. Contudo, as perspectivas são crescentes. O apoio para que a Campanha aconteça é oriundo da sociedade, empresas privadas e órgãos públicos.
RESPONSABILIDADE E SOLIDARIEDADE
Há cinco anos, a Cialne (Companhia de Alimentos do Nordeste) faz sua contribuição. A funcionária Daniele Dias, disse que todo ano a empresa vai até uma agência e retira em torno de 60 cartas para distribuir entre os funcionários. Ela afirmou que os empregados sempre se prontificam a responder e comprar os presentes.

“É muito gratificante, para nós, ajudarmos essas crianças, e levar o espírito de Natal até eles por mais um ano. Fazemos, não só a alegria deles, mas como a nossa também, porque gestos assim nos gratificam muito. É uma alegria”, afirmou Daniele.
Uma das crianças apadrinhas poderá ser da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que pela primeira vez,  participa do projeto. Conforme a terapeuta ocupacional da Apae, Regina Célia Fontes, foram enviadas, aproximadamente, 35 cartinhas endereçadas ao Papai Noel. Os alunos da Associação têm faixa etária variada de até 44 anos.
“Estamos numa expectativa muito positiva por ser muito significante. Temos alunos com idade de até 44 anos, mas que pensam como crianças, então eles acreditam que Papai Noel existe”, disse a terapeuta. Ela falou também que o incentivo à escrita ajudou como complemento para fechar o ciclo de atividade pedagógica, onde também desenharam para o bom velhinho. A Campanha é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e entidades beneficentes.
O lançamento será as 18h, na Praça do Elevador Panorâmico, no Shopping Iguatemi. Haverá apresentação de músicas natalinas pelo coral dos Correios, o Encantart, e exposição dos novos selos natalinos. Os alunos que escreveram as cartinhas também estarão presentes, juntamente com os parceiros da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).
SERVIÇO
• Em Fortaleza, as cartas das crianças endereçadas ao Papai Noel estarão disponíveis, a partir de amanhã, em dez agências dos Correios: Iguatemi, Central, Aldeota, Alencarina, Barão de Studart, Delegacia da Fazenda, Duque de Caxias, Messejana, Parangaba e Meireles.

Jornal O Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...