quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Formação de quadrilha: prefeita eleita de Trairi é presa por crime eleitoral


Doze pessoas foram presas, ontem, suspeita de formação de quadrilha e crime eleitoral, no município de Trairi, localizado a 124 km de Fortaleza.
Na operação conjunta da Procuradoria Regional Eleitoral do Ceará, do Ministério Público e a Polícia Federal foram presas, entre outras pessoas, a prefeita eleita Regina Nara Batista Porto (PSDB). Os suspeitos também são acusados de transporte irregular de eleitores. Diversos documentos, como cheques e recibos, foram apreendidos.
As investigações começaram após interceptações de conversas telefônicas do então vice-prefeito eleito, José Ademar Barroso, que à época demonstrava claramente, mediante associação delituosa estável de fins políticos com alguns integrantes da “coligação Trairi Nossa Terra Nossa Gente”, praticando corrupção eleitoral de forma sucessiva, chegando, inclusive, um “loteamento” prévio da Prefeitura.
Pelas investigações, a candidata eleita chancelava a prática delituosa.
Ainda segundo as investigações, o grupo atuava de forma articulada. Dentre os crimes cometidos, um destaque foi o transporte irregular de eleitores nos dias que antecederam e sucederam o pleito municipal.
Outra ação foi o “loteamento” ilícito da Prefeitura, bem como anúncio e promessa para formação da Mesa Diretora da Câmara Municipal em 2013, com explícita referência sobre a composição do futuro secretariado da gestão.
Alguns eleitores começaram a ser ouvidos, ontem, pelos promotores do MP, e confirmaram a promessa de benefícios em troca de votos.
Foram presos também José Ademar Barroso (PSL), candidato eleito a vice-prefeito; Henrique de Azevedo Porto, pai da prefeita eleita, o vereador Henrique Mauro de Azevedo Porto Filho (PSD), Pedro Moreira Neto (DEM) e Carlos Gustavo Monteiro Moreira (DEM), vereadores eleitos, além do ex-candidato Adaílton do Canaã (PSDB) e apoiadores de campanha Erasmo Izaías, “Toinha” e “Nazareno”. Os acusados começam a ser ouvidos hoje.
FURTO
Também está em andamento uma investigação de furto, na sede da Delegacia de Polícia local, de provas materiais referentes à prática de corrupção eleitoral apreendidas com José Ademar Barroso na véspera do pleito, inclusive fato confessado por um servidor municipal - eleitor da “Coligação Trairi Nossa Terra Nossa Gente”.

Antes do pleito municipal, outra Operação da Polícia Federal e do Ministério Público prendeu a primeira-dama do Município, Sílvia Virgínia Aguiar, casada com o prefeito afastado Josimar Moura Aguiar, e o filho do casal, Gustavo Viana Aguiar. Eles foram acusados também de corrupção eleitoral e formação de quadrilha. Foram apreendidos, ainda, alimentos e medicamentos que seriam utilizados para compra de votos. 
No dia 19 de setembro, o prefeito de Trairi, Josimar Moura Aguiar, foi afastado do cargo, acusado de participar do esquema que fraudava licitações e desviou cerca de R$ 20 milhões dos cofres municipais. (Laura Raquel, da Redação)
Jornal O Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...