quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Projeto promove inclusão digital

A 4ª edição da Semana de Inclusão Digital reúne profissionais da área de tecnologia da informação e comunidade, que participam de todas as atividades. O público participante chega a mais de 300 pessoas FOTO: ELLEN FREITAS

Russas Teve início ontem a IV Semana de Inclusão Digital realizada pelo Projeto Ação Digital (PAD), no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), neste município. O evento tem o intuito de discutir, com profissionais da área e comunidade, a importância e o desenvolvimento da inclusão sócio digital em várias comunidades da sede e zona rural. O evento conta o apoio do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), responsável pela implantação dos telecentros em todo o País. O evento se estenderá até sexta-feira, 23, com oficinas e minicursos.

Este ano o evento aborda o tema que questiona a transformação das comunidades e instituições com o processo de Inclusão Digital. Especialistas na área e coordenadores dos telecentros, bem como comunidade, participarão ativamente das atividades. Durante os três dias do evento haverá palestras, minicursos, oficinas e sessões de cinema, que abordam a temática.

Discussão

A quarta edição do evento também contribuirá para discussões sobre o desenvolvimento de políticas públicas municipais que consolidem o processo de inclusão digital no município.

O projeto Ação Digital começou a ser executado em 2008, com o objetivo de capacitar 120 jovens com idades entre 14 e 17 anos das escolas públicas municipais, na área de software livre, por cinco anos. Em 2010, o município foi contemplado com os telecentros, projeto realizado pela Serpro, em parceria com o Governo Federal. O programa Serpro de Inclusão digital busca promover a inclusão digital e social de comunidades excluídas do universo das tecnologias de informação e comunicação. Comunidades da zona rural que não possuíam acesso aos conhecimentos de informática foram beneficiadas.

Oferta

Hoje, a cidade conta com 13 telecentros, sendo nove deles localizados em comunidades da zona rural. São ofertados gratuitamente cursos de informática em vários níveis para os moradores da localidade. Os monitores de cada centro são responsáveis pela realização de projetos sociais que envolvam a participação popular. Na localidade de Gracismões, localizada a 13Km da sede município, o telecentro ajuda manter viva a história da comunidade, uma das primeiras a serem povoadas antes mesmo da fundação da Vila, que posteriormente deu origem à cidade. O blog do telecentro ajuda a manter a sociedade informada do que acontece nas localidades onde o projeto é executado.

O evento é destinado a gestores de telecentros, telecentristas, ativistas de inclusão, gestores de projetos de inclusão digital, profissionais de tecnologia da informação, estudantes e educadores de diversas instituições de ensino e comunidade.

Expectativa

Cerca de 300 pessoas estão inscritas para participar das atividades. De acordo com o coordenador PAD, João Paulo de Oliveira, este ano o evento tem superado as expectativas dos organizadores. "Crescemos bastante e conseguimos motivar as pessoas para a importância do projeto. Com este evento estamos consolidando nossas ações no município", afirma.

Avaliação

João Paulo também avaliou o projeto durante estes quatro anos. Segundo ele, há uma maior discussão sobre o tema em toda região. "Nosso município tem se destacado na aplicação da política de inclusão digital. Russas é a única cidade da região contemplada com o projeto Telecentros BR e isso colabora para o processo de inclusão social e digital", afirma.

A programação terá continuidade hoje, a partir das 7h30, com a realização de minicursos e oficinas. Todas as atividades serão realizadas no CVT. Serão entregues certificados aos participantes das atividades.

O encerramento acontecerá no Projeto ABC, com descerramento da Placa de Marco Zero da Inclusão Digital em Russas e solenidade.

ELLEN FREITASCOLABORADORA 

Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...