quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Como lidar com o desejo?


Lou e Margot estão casados há cinco anos. Os dois se amam, mas a  fase das borboletas no estômago já se foi. Eles vivem uma rotina tranquila e amorosa, até que aparece Daniel, um novo vizinho todo charmoso. E aí vocês já podem imaginar o que acontece.
O novo filme de Sarah Polley, Entre o amor e a paixão (Take this Waltz) fala sobre o desejo e a dificuldade que temos em negar esse sentimento. Margot, interpretada por Michelle Williams, é uma escritora de 28 anos que ama o marido, vivido por Seth Rogen. “Lou é uma das pessoas mais doces e amáveis que já conheci”, diz Margot em uma das cenas.  Mas isso não impede a atração enorme pelo novo vizinho.
Margot passa boa parte do filme sem saber o que fazer. Ela não quer trair o marido, mas também não consegue fugir das investidas de Daniel. A angustia da personagem é tão real que chega a sufocar e a dar pena. “A vida é sempre um pouco vazia e depressiva. Algumas pessoas preenchem esse vazio com religião; outras apenas o aceitam, e conseguem ser felizes assim. E tem aquelas que preenchem esse espaço com uma busca constante por algo novo e apaixonante. É disso que esse filme se trata”, disse Sarah em uma entrevista ao Guardian.
O que me agradou nesse filme é o fato de ele mostrar o “depois do final”. Como é de se prever, em determinado momento Margot decide com quem deve ficar. E normalmente o filme acabaria aí, e nós  ficaríamos imaginando que eles foram felizes para sempre (bendita influência dos contos de fadas).
Mas a diretora nos mostra o que vem depois dessa escolha. E, se ela foi certa ou não, segundo Sarah, fica por conta de cada um. “Vi reações completamente opostas na estreia. Pessoas apoiando a decisão de Margot e outras criticando. Isso é muito legal, ver como um mesmo filme pode gerar visões tão distintas”.
Entre o amor e a paixão estreia em novembro, em todo o Brasil.
Natália Spinacé é repórter de ÉPOCA em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...