segunda-feira, 19 de novembro de 2012

JULGAMENTO DO CASO ELIZA SAMUDIO

Juíza Marixa Rodrigues (alto) conduz no fórum de Contagem (MG) julgamento de Bola (centro, abaixo) por crime cometido em 2000O júri popular de cinco acusados pelo desaparecimento de Eliza Samúdio, previsto para começar na manhã desta segunda-feira (19) no Fórum Doutor Pedro Aleixo, em Contagem, tem previsão de durar dez dias úteis (ou duas semanas). Conheça a seguir como devem seguir os trabalhos durante esse período.
1 – O início do julgamento está marcado para as 9h desta segunda-feira (19), no Fórum Doutor Pedro Aleixo, em Contagem (região metropolitana de Belo Horizonte)
2 – Os réus que estão presos (Bruno de Souza, Luiz Henrique Ferreira Romão, o “Macarrão”, e o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o “Bola”) serão levados dos presídios onde estão confinados até o fórum. Eles serão escoltados por agentes do sistema penitenciário de Minas Gerais. As duas rés que respondem em liberdade ao processo (Dayanne de Souza e Fernanda Castro) foram intimidas pela Justiça para comparecem à audiência. 
3 – De acordo com a juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues, do 1º Tribunal do Júri de Contagem, que conduzirá as sessões do julgamento, a previsão é de que os trabalhos durem dez dias (duas semanas).
4 – Ao todo, 25 moradores de Contagem, de várias camadas sociais, inscreveram-se em 2012 para participarem dos júris que fossem feitos ao longo do ano no fórum da cidade. No caso do julgamento que começa nesta segunda-feira (19), os 25 jurados estarão presentes no salão do júri.
5 – Aberta a sessão, a magistrada procederá ao sorteio dos nomes dos sete jurados que vão compor o denominado Conselho de Sentença. Ao todo, cada um dos advogados de defesa dos cinco réus pode recusar até três nomes dos que forem sorteados. O Ministério Público (MP) também poderá negar três dos nomes apurados. Os jurados escolhidos não podem falar uns com os outros nem com outras pessoas. Eles ainda não terão contato com jornais, revistas e televisão ou rádio. Eles vão ser instalados em hotéis da cidade e terão acompanhamento de oficiais de Justiça.
6 – Em seguida, as testemunhas começam a ser ouvidas. No total, serão 30 testemunhas arroladas (cinco pela acusação e 25 pela defesa). Elas ficarão em um setor isolado do fórum sem contato externo, e, quando chamadas, respondem a perguntas da juíza, da acusação e dos advogados de defesa. As que não forem ouvidas no dia são encaminhadas a hotéis da cidade, onde pernoitarão e retornarão no dia seguinte para a continuação do julgamento.
7 – Terminada a fase das testemunhas, começa a fase do interrogatório dos réus. Eles serão ouvidos pela juíza, pela promotoria e ainda respondem a perguntas dos advogados de defesa.
8 – Em seguida, começam os debates entre defesa e acusação. As partes começam a expor aos jurados as suas argumentações. Cada parte tem uma hora e meia. Em seguida, há a réplica e a tréplica, que consomem mais uma hora cada uma delas.
9 – Depois dos debates, o público e a imprensa têm de deixar o salão do júri para que os jurados votem.
10 – A magistrada faz a leitura dos votos dos jurados, que são depositados em um saco de pano. Não há a necessidade de ela fazer a leitura de todos os votos se a decisão majoritária prevalecer antes disso. Caso haja a condenação dos réus pelos jurados, a juíza é que vai fixar o prazo da prisão de cada um deles.
UOL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...