quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Alongamento e aquecimento são a mesma coisa?


Há muitas dúvidas sobre o alongamento e o aquecimento relacionados ao exercício físico. Embora isso não seja verdade, há muitas pessoas que imaginam que ambos sejam sinônimos.
O aquecimento envolve a preparação corporal, aprontando os músculos, tendões e articulações para prática de exercícios físicos. O aquecimento está diretamente relacionado à diminuição do número de lesões, bem como à melhora do rendimento físico, quando realizado de forma pouco intensa e global.
De forma prática, alongar-se significa afastar a origem do músculo esquelético (local de onde o músculo se fixa, por meio de tendões) de sua inserção (local no qual o músculo se prende em seu final, também por meio de tendões), de forma que este estiramento provoque adaptações positivas para o músculo.

O Pilates de aparelho é uma prática bastante associada à realização de alongamentos
No entanto, a realização dos alongamentos é bastante controversa: existem estudos que apresentam informações contrárias à prática do alongamento, mas existem estudos que apontam a importância de sua prática como coadjuvante do processo de preparação para a realização de exercícios físicos e esportivos, devendo durar entre 20 e 30 segundos cada ação muscular. Porém, o alongamento não substitui o aquecimento, sendo ambos diferentes entre si.
Enquanto o aquecimento envolve o corpo de uma forma global, aquecendo sistemas musculares, nervosos e fluxo sanguíneo, o alongamento tem uma importância mais localizada na região que é mobilizada. De forma geral, aquecer-se antes da prática de atividades físicas deve ser uma regra e o alongamento deve ser utilizado como auxiliar, nunca substituindo a prática de se aquecer.
UOL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...