sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Ao invés de descanso, leitura e diversão


THATIANY NASCIMENTO
thatynascimento@oestadoce.com.br
Feriado é dia de ficar em casa e descansar, certo? Para a multidão que, ontem, dirigiu-se ao Centro de Eventos, no sétimo dia da X Bienal Internacional do Livro no Ceará, o conceito não é bem esse. Ao invés de folga, o dia foi de passeio, leitura, compras, brincadeiras e encontro com ídolos da literatura. Das 9h as 22h, o ritmo acelerado do público, que misturou casais, famílias, idosos, crianças, e muitos adolescentes, contaminou os 25.000 m² ocupados pela Bienal.
A edição que traz o tema “Padaria Espiritual – O Pão do Espírito para o Mundo” e faz referência ao movimento que transformou o cenário artístico e literário de Fortaleza, no final do século XIX, foi a primeira visitada pelo aposentado Carlos Alberto Alencar. No espaço destinado à Feira do Livro, que dispõe de 165 expositores, o estreante olhava atento os lançamentos. “Estou tomando fé das coisas agora. Acabei de chegar, mas, estou achando tudo muito interessante”, comentou.
Perto dali, o livreiro Francisco Saraiva, junto ao filho Lucas Saraiva, 12 anos, comparava preços e escolhia títulos para revenda. De acordo com ele, visitador assíduo de eventos do tipo, a diversidade de publicações é um ponto alto da Feira, no entanto, os valores equiparam-se aos já encontrados em livrarias da Cidade. Os únicos descontos perceptíveis, segundo Francisco, são nos livros infantis. Para Lucas, que estava no local com o pai desde a manhã e deveria seguir até o início da noite, foi a oportunidade de adquirir duas publicações, dentre os 100 mil livros que estão à disposição.
ENCONTRO COM A ÍDOLA
Além da Feira do Livro, que em 2010 movimentou cerca de R$ 5,5 milhões em vendas e este ano deverá atingir R$ 8 milhões, a Bienal conta com shows, bate-papo com escritor, palestras, encontros, lançamentos, oficinas, contação de histórias, exibição de filmes e atrações musicais. Em um desses espaços, a presença da escritora carioca Thalita Rebouças, na tarde de ontem, foi motivo de agitação.

Atuando no mercado literário infanto-juvenil há 12 anos, Thalita participou de um bate-papo com leitores cearenses e lançou o livro “Ela disse, Ele disse”, em um espaço que abrigou cerca de 2 mil pessoas. “Ela é muito legal porque, apesar de ser adulta, ela fala que nem a gente”, garantiu a adolescente Clara Girão. Junto a ela, a amiga, também adolescente Júlia Borges, compartilhava a admiração. Ambas com o livro recém-lançado nas mãos, antes mesmo de terminar a conversa com a autora, já estavam dispostas na fila quilométrica à espera do autográfo da ídola.  
AVALIAÇÃO
Conforme o secretário adjunto da Secretaria de Cultura do Estado, Eduardo Fidelis, quatro câmeras instaladas, na entrada principal do evento, dão conta que o fluxo em seis dias foi de 450 mil visitantes. A estimativa, segundo Eduardo, é que o público total chegue a 600 mil. “Tínhamos receio de fazer a Bienal em um período que tivesse feriadão, mas, é só olhar, hoje, [ontem] a multidão e vemos que o evento foi de fato uma opção para quem ficou na Cidade”, avaliou. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...