sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Ceará deve ganhar mais 9 bibliotecas

Anúncio foi feito pela coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas durante a X Bienal
O Ceará possui, hoje, 194 bibliotecas públicas e municipais, número que deverá aumentar em breve. De acordo com Maria Aparecida de Lavor, coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado (SEBP/CE), serão implantadas mais nove. Entre as cidades contempladas, estão Icó, Farias Brito, Pacatuba e Pacoti. "Nós já recebemos os livros, os computadores, as cadeiras, as estantes e outros equipamentos importantes. Não temos uma data definida, mas, logo, estaremos realizando a distribuição", afirma.

Atualmente, existem 194 bibliotecas em todo o Estado. Ainda não há uma data definida para a implantação dos novos equipamentos, que vão beneficiar os municípios de Icó, Farias Brito, Pacatuba e Pacoti, entre outros Foto: Kiko Silva

A coordenadora, que participou do VI Encontro de Bibliotecas Municipais e do I Encontro de Bibliotecas Comunitárias do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará, na programação da X Bienal Internacional do Livro do Ceará, chama atenção para o crescimento de projetos de manutenção dos acervos e formação de bibliotecários.

"De 2008 a 2011, foram partilhadas cerca de 300 mil obras entre os 184 municípios. A Secretaria de Cultura (Secult), em parceria com a Associação de Bibliotecários do Ceará (ABC), tem investido na modernização dos acervos, assim como na instrução de seus profissionais. Vamos realizar diversas capacitações em áreas, como auxiliar de biblioteca, conservação e restauração de documentos e contação de histórias", garante.

Maria Aparecida também destacou a presença do Ceará no programa Iberbibliotecas, coordenado pelo Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caraíbas (Cerlalc) e pela Secretaria Geral Iberoamericana (Segib), com o intuito de promover a criação e o desenvolvimento das bibliotecas públicas do Estado.

Incentivo

Outra ação que tem fortalecido o setor é a instauração da coordenadoria de bibliotecas. Para Enide Vidal, responsável pela coordenação do órgão, em vigor desde fevereiro de 2012, uma de suas principais finalidades é incentivar o hábito da leitura na população. "A coordenadoria cuida da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, do Sistema Estadual de Bibliotecas e das bibliotecas volantes e comunitárias. Inclusive, sobre estas últimas, temos cadastrado um total de 72. Vinte de Fortaleza e 52 do Interior (estas já receberam um kit com 500 livros)".

O objetivo dos encontros realizados ontem é construir uma sociedade leitora e cidadã, a partir da intervenção de equipamentos culturais destacando a importância das bibliotecas públicas para atender a população carente de recursos informacionais, além de aprimorar seu repertório cultural e crítico.

Dentre os principais assuntos discutidos, destacaram-se o papel do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas no apoio às bibliotecas brasileiras; experiências públicas para a política do livro e da leitura; bibliotecários no século XXI; e a formação profissional e sua atuação na área.

A Bienal Internacional do Livro do Ceará estima receber, até domingo (18), um público de 600 mil visitantes. Em sua décima edição, homenageia os 120 anos da "Padaria Espiritual - O Pão do Espírito para o Mundo", movimento artístico que escandalizou Fortaleza no fim do século XIX.

O evento celebra ainda os 90 anos da Semana de Arte Moderna e os centenários do Rei do Baião, Luiz Gonzaga; dos escritores Jorge Amado e Nelson Rodrigues; e do cantador e violeiro Joaquim Batista de Sena, legítimo representante da poesia popular nordestina.

ANA CECÍLIA SOARESREPÓRTER 
Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...