quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Construções medievais e cenários do livro "Lua Nova" são atrações de Volterra, na Itália

Anelise Sanchez 
Do UOL, na Itália


Se para você viajar significa surpreender os seus cinco sentidos, deixe o relógio em casa, alugue um carro, abra os vidros e percorra sem pressa, sentindo a brisa do vento, qualquer uma das sinuosas estradas toscanas que chegam até Volterra. A distância de Pisa até lá é de 70 quilômetros, enquanto Siena fica a menos de uma hora dessa cidade.

Conheça as atrações de Volterra, na Itália

Foto 25 de 25 - Vistas do alto, as estradas que circundam Volterra parecem desenhadas por um hábil pintor Consorzio Turistico Volterra Val di Cecina Val d'Era/Divulgação
Reserve para este percurso pelo menos meia hora a mais do que aquela prevista pelo seu GPS, porque a tentação de parar continuamente para fotografar colinas verdejantes ou deitar-se em meio a campos dourados de trigo é grande.
Ao chegar nessa cidade de 11 mil habitantes na província de Pisa, prepare-se para encontrar em um só lugar mais de três mil anos de história. Ali concentram-se desde vestígios da civilização etrusca até monumentos de época romana, medieval ou construídos durante o Renascimento e também uma antiga fortaleza (Fortezza Medicea) hoje usada como prisão de máxima segurança.
Para entender a sua importância, basta saber que algumas de suas muralhas etruscas permanecem em pé, que o Museo Guarnacci, conserva um dos melhores acervos de artefatos etruscos do país e que a cidade também abriga um antigo teatro romano, aberto à visitação. Construído no século I a.C, o Teatro di Vallebona foi descoberto por arqueólogos na década de 1950.
Por possuir um cenário único, Volterra também serviu de ambientação para alguns capítulos de um dos livros da famosa saga Crepúsculo: "Lua Nova". Foi ali, mais exatamente no Vicolo Mazzoni - o beco medieval mais antigo do mundo - que a escritora americana Stephenie Meyer ambientou as peripécias dos Volturi, uma espécie de família nobre de vampiros. Hoje esse lugar é conhecido como “o beco dos vampiros”, mas no passado, apesar de pouco elegante, com a ausência de banheiros públicos o lugar era conhecido pelos habitantes de Volterra como “o beco mictório”.
Graças a esse sucesso editorial, centenas de turistas do mundo todo visitam a cidade à procura dos lugares descritos na obra. Os únicos monumentos que a escritora cita no livro e que realmente inexistem são as torres circulares e uma fonte na principal praça de Volterra. As cenas do filme homônimo, no entanto, não foram gravadas em Volterra, mas em uma cidade próxima dali, Montepulciano.
A cidade é quase completamente rodeada por muralhas erguidas por volta de 1.200 - verdadeiras aliadas do trânsito restrito e dos passeios a pé. Repleta de labirintos formado por ruelas, praças graciosas, torres e igrejas, Volterra é um convite à tranquilidade. Se procura uma Toscana autêntica e pitoresca, em vez de outras adaptadas ao turismo de massa, esse é o lugar para passar alguns dias de descanso.
Agradável em qualquer período do ano, essa bela localidade toscana é ainda mais surpreendente durante o verão. Conhecida por sua atmosfera mágica e misteriosa, em agosto a cidade revive seus dias de glória com o festival chamado "Volterra ad 1398".
O seu centro histórico volta no tempo e tudo é totalmente adaptado para reconstruir um dia qualquer de 1398, ano do Senhor, em plena Idade Média. Comerciantes, músicos, sapateiros, camponeses, marceneiros, nobres, damas, plebeus e até astrônomos invadem as ruelas de Volterra interagindo com os turistas em um cenário quase surreal.
  • Consorzio Turistico Volterra Val di Cecina Val d'Era/Divulgação
    A atmosfera mágica de Volterra inspirou a escritora americana Stephenie Meyer a ambientar parte da saga de "Lua Nova" na cidade toscana
Durante o festival, centenas de figurantes circulam entre as praças, edifícios e igrejas da cidade e também oferecem aos visitantes produtos artesanais, vinho, azeite, comidas e bebidas. Para comprá-los, no entanto, é preciso trocar os euros pelo grosso volterrano, ou seja, a única moeda em circulação durante a festa. O ingresso para "Volterra ad 1398" é pago (crianças menos de 10 anos não pagam) e 1 euro equivale a 1 grosso, uma moeda de cobre.
Outras atrações imperdíveis são o extraordinário Palazzo dei Priori, sede medieval do governo construído em 1208, o Duomo de Volterra e a Pinacoteca Civica, que reúnes prestigiosas obras de artistas florentinos como, por exemplo, a “Deposizione dalla Croce”, de Rosso Fiorentino (1521).
Para os amantes do artesanato, a cidade também é famosa por seus objetos de alabastro, enquanto que quem não renuncia às especialidades enogastronômicas encontrará em Volterra diversas lojas de vinhos, queijos, azeite e doces tipicamente toscanos como “cantucci”, a base de amêndoas, e “panforte”, especialidade originária da cidade de Siena preparada com mel, frutas secas e cristalizadas.
Quem preferir algo mais sanguinolento pode participar do tour de três dias chamado “Volterra à sombra dos Volturi”, com direito a um coquetel vermelho sangue, jantar, uma visita ao Museu da Tortura e um passeio noturno com um final surpreendente, entre outros passeios. Quem quiser pode optar somente por um passeio a pé pelos lugares citados no livro "Lua Nova" com guia.
Ponto de Informações Turísticas (em Volterra)
Piazza dei Priori, 20 tel. (0039) 0588 87257 ufficioturistico@volterratur.it
Entroterra Turismo (em Pisa)
Agenzia Viaggi & Tour Operator
Telefono (0039) 0571.417175 booking@entroterraturismo.com
Emozioni Toscane (em Volterra) tel (0039) 0588 86099 info@emozionitoscane.com
UOL Viagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...