sábado, 10 de novembro de 2012

Ele é obeso ou só fofinho?


A esteira aquática alivia a sobrecarga, evitando lesões nos cachorros obesos (Foto: Divulgação/Endocrinovet)Eles chegam às clínicas com dificuldades para andar, ofegantes, com o colesterol elevado e problemas nas articulações. Os donos até desconfiam que o excesso de peso possa estar prejudicando seus mascotes, mas são os primeiros a dizer não quando o pediatra diz que eles precisam fazer uma dieta. Estima-se que em grandes cidades, como São Paulo, cerca de 50% dos cães e gatos que vivem em apartamentos estejam acima do peso. As principais causas desse mal que era apenas humano são o excesso de calorias e a falta de atividades físicas.
Boa parte das clínicas veterinárias já oferece tratamento especial para esse público, com programas de emagrecimento e especialistas como endocrinologistas e fisioterapeutas. Para ajudá-los a emagrecer, muitas delas passaram a oferecer sessões de ginástica em esteiras aquáticas de caminhada. O exercício na água, segundo os veterinários, alivia a sobrecarga de peso dos animais obesos, evitando lesões. As esteiras marcam a velocidade, a distância percorrida e o gasto calórico do animal. Mas exercício físico sem restrição calórica não funciona para os animais que estão obesos, dizem os veterinários. Eles precisam comer menos. “Além de rações especiais, temos maneiras de distribuir a alimentação para suprir as necessidades do animal e ainda agradar o dono”, diz Alessandra Vargas, da clínica veterinária Endocrinovet, de São Paulo.
A aposentada mineira Terezinha Guimarães, de 69 anos, quase perdeu seu yorkshire por mimá-lo com excesso de comida. “Lugui sempre me pedia uns agradinhos enquanto eu almoçava e eu acabava cedendo”, diz. Lugui foi engordando devagar. Seu peso passou de 2,2 quilos para cerca de 4 quilos. Ele tinha muita dificuldade para andar, problemas na coluna e um problema respiratório. “Tive de mudar meus hábitos para beneficiá-lo. Sempre que almoço, o Lugui fica em outro ambiente”, afirma. Lugui, de 17 anos, come ração para cães idosos e obesos. Para se reabilitar, faz fisioterapia, aplicações de laser e natação.
A cadela Tósca, sem raça definida, desenvolveu um problema cardíaco por conta do excesso de peso. A dona, Ednéia Rodrigues, que cuida de mais de 80 animais resgatados da rua, diz que Tósca é gulosa e come a comida dela e dos outros animais. “É difícil controlar”, diz. Ela conta que sempre teve o hábito de, uma vez por dia, oferecer alimentação preparada em casa, à base de arroz integral, brócolis, cenoura e carne. “A veterinária disse que não tem problema, mas que as quantidades têm de ser respeitadas e balanceadas, algo que eu não fazia.”
A motivação coletiva para emagrecer os mascotes inspirou a organização PDSA’s Pet Fit Club a promover uma espécie de reality show de emagrecimento de animais domésticos. Reuniu 16 cães, um gato e um coelho. O cachorro Jack (da foto), que perdeu 6 quilos , foi o vencedor. 
>>Leia mais sobre dicas sobre o que fazer se seu bichinho estiver acima do peso na edição da ÉPOCA que está nas bancas.
A motivação coletiva para emagrecer os mascotes inspirou a organização PDSA’s Pet Fit Club a promover uma espécie de reality show de emagrecimento de animais domésticos. Reuniu 16 cães, um gato e um coelho. O cachorro Jack (da foto), que perdeu 6 Kg , foi (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...