sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Gravidez após cirurgia plástica: e agora?


A gestação é um sonho para a maioria das mulheres. É a realização de um ato sublime de pôr no mundo uma nova vida. Mas, com ela também vem a preocupação com o próprio corpo. E agora, o que vai acontecer?

Uma dúvida que acompanha muitas mulheres que sonham com uma cirurgia plástica é como isso poderia interferir numa gestação/ amamentação.

A decisão do momento oportuno para realização de uma cirurgia estética deve levar em consideração uma série de fatores, tais como tão próximo é o desejo de engravidar e que tipo de cirurgia se pretende fazer. Cada caso deve, primeiramente, ser analisado especificamente por um profissional competente, sempre checando se o mesmo é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica no site www.cirurgiaplastica.org.br.

“Ao nos lembrarmos de que os melhores resultados, da maioria das cirurgias, ocorrerão de seis a 12 meses, e analisando por quanto tempo os resultados da cirurgia seriam ‘curtidos’, poderíamos inferir que caso se pretenda engravidar em um período de até 2 anos, pelo bom senso talvez o melhor fosse postergar a cirurgia”, alerta o especialista em Cirurgia Plástica, Elizeu Lavor.

Do outro lado estariam algumas mulheres com uma programação mais tardia para engravidar, ou mesmo outras sem programação alguma. “Nestes casos, é preciso analisar o tipo de cirurgia pretendida, mas tendo a ideia que em nome de uma melhora importante da autoestima e suas repercussões positivas, e considerando a fase da vida que esta pessoa se encontra (normalmente os anos mais ativos e significativos na autoafirmação), acreditamos ser de extrema valia a realização dos procedimentos, quando bem indicados, podendo assim aproveitar seus benefícios em uma fase áurea da vida que não mais voltará”, orienta o médico.
OS TIPOS DE CIRURGIAS

Aumento de mamas: as técnicas padrões não irão interferir na amamentação. Lembrar que com o aumento da mama na gestação e sua diminuição após suspensão do aleitamento poderá ocorrer uma flacidez. Nestes casos, as pacientes poderão necessitar de correções cirúrgicas por meio de aumento do tamanho da prótese e/ou retirada de pele.

Redução de mamas: algumas técnicas podem interferir em maior ou menor grau na amamentação, devendo analisar sempre os prós e contras de uma indicação cirúrgica prévia a uma gestação. O resultado após amamentação também pode ser comprometido, podendo necessitar de correções cirúrgicas.

Lipoaspiração: os depósitos de gordura retirados não mais voltam com uma gestação, e com o controle de peso adequado, preservando assim a elasticidade da pele, em muito facilita o retorno as formas “originais” após a gravidez, não tendo, portanto, nenhuma contraindicação de ser realizada previamente.
Abdominoplastia: nesta técnica é retirada pele e a musculatura abdominal é “fechada”. “Normalmente indicamos após prole constituída, ou seja, ‘fechamento da fábrica’, mas em casos especiais, tais como aqueles pacientes com grande flacidez decorrente de grande emagrecimento, pode ser realizada antes”, explica dr. Elizeu. Importante salientar que para quem já fez uma abdominoplastia e engravidou, por mudança de programação ou “acidentes”, a gestação poderá ocorrer normalmente, sem nenhum comprometimento do crescimento fetal.
A musculatura fechada irá relaxar, porém, os cuidados com ganho de peso e com a hidratação da pele deverão ser redobrados, pois uma vez que a pele do abdôme está “bem esticada”, as chances de estrias tendem a aumentar.
Outras cirurgias: os procedimentos faciais, tais como nariz e orelhas, assim como as próteses de glúteos e panturrilhas, não guardarão grandes relações com alterações gestacionais, e, portanto, poderão ser realizados indiferentemente antes ou depois.
“Enfatizamos a importância de que em caso de uma futura gravidez, o controle dietético e de ganho de peso adequado (cerca de 9-10 Kg), prática de exercícios adaptados, bem como hidratação intensiva da pele, ajudarão na manutenção dos resultados”, destaca o especialista.
Mais informações:
www.elizeulavor.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...