quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Mais de 70% dos municípios não têm políticas de saneamento básico


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (13) a pesquisa “Perfil dos Municípios (Munic) de 2011″, com dados detalhados sobre a organização das prefeituras das mais de 5 mil cidades do país.

O dado mais alarmante da pesquisa é a deficiência das prefeituras em combater desastres naturais. Enquanto caminhamos para mais uma temporada de chuvas, apenas 6,2% dos municípios têm plano de redução de riscos. No entanto, a pesquisa apresenta outros dados preocupantes sobre os problemas ambientais das cidades brasileiras.

Segundo o IBGE, apenas 28% dos municípios tinham políticas para o saneamento básico em 2011. Mais da metade das cidades brasileiras (60%) não fiscalizavam a qualidade da água, tratamento de esgoto ou manejo de águas pluviais. Em 47% dos municípios, não há nenhum órgão ou estrutura administrativa para políticas sobre a qualidade da água e saneamento básico.

A situação também é complicada na questão da coleta seletiva. Mais de 40% dos municípios brasileiros não tinham nenhum programa ou projeto de coleta seletiva em 2011, a maioria deles nas regiões Norte e Nordeste. Há, no entanto, um dado otimista para as cidades do Norte: 80% dos municípios da região já possuem projetos para implantar a coleta seletiva nos próximos anos. Mas os moradores da região precisam fazer a sua parte e cobrar das autoridades para que esses projetos sejam finalmente colocados em prática.

Foto: Esgoto a céu aberto em Nova Timboteua, Pará. Marcello Casal Jr/ABr

(Bruno Calixto)
Revista Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...