segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Como explicar o recorde de extensão de gelo na Antártica?


Cientistas anunciaram, recentemente, que o mar congelado que cerca a Antártica bateu o recorde de extensão no inverno. A notícia surpreendeu muita gente, já que no mesmo ano foi registrado a menor extensão de gelo no Ártico. Como explicar temperaturas tão contrastantes nos dois polos do planeta?
Para tentar entender porque a Antártica não está derretendo, cientistas da Nasa e da British Antarctic Survey analisaram os dados de variação do gelo no Polo Sul nas últimas duas décadas. Segundo a pesquisa, publicada na revista científica Nature, o recorde de extensão do gelo foi causado por uma mudança no padrão dos ventos no continente.
De acordo com um dos autores do estudo, o pesquisador Paul Holland, da British Antarctic Survey, o novo padrão faz com que os ventos carreguem ar frio e gelo para o oceano, contribuindo com o aumento do mar congelado. Por e-mail, Holland explicou ao Blog do Planeta que foram encontradas temperaturas contraditórias no Polo Sul – enquanto a Península Antártica está ficando mais quente, o leste da Antártica esfriou nos últimos anos.
Blog do Planeta – Como que uma mudança nos ventos explica o aumento do mar congelado na Antártica?
Paul Holland – A mudança fez com que os ventos arrastassem o gelo para locais diferentes. Em algumas regiões, o aumento dos ventos do norte carregam o gelo para fora da Antártica, aumentando a quantidade de mar congelado. Em outras áreas, os ventos contribuem para uma quantidade maior de água seja congelada ao carregar o ar frio para o oceano, diminuindo a temperatura e congelando o mar.
Blog do Planeta – Por que o padrão dos ventos mudou? Isso está relacionado com as mudanças climáticas?
Paul Holland – Nós não sabemos. O aumento da cobertura de gelo na Antártica é muito pequeno, e o papel dos ventos pode ser parte da variação natural do sistema climático. O buraco na camada de ozôniono Hemisfério Sul está definitivamente mudando os ventos, mas ainda não está claro se o ozônio está produzindo especificamente os ventos que afetam a cobertura de gelo. Gases de efeito estufa também podem desempenhar um papel, mas as evidências para isso ainda não estão claras.
Blog do Planeta – Qual o efeito das mudanças do clima no Polo Sul?
Paul Holland – O Polo Sul tem esfriado cerca de 0,17º C por década entre os anos de 1958 e 2000.
Blog do Planeta – A Antártica está ficando mais fria?
Paul Holland - Foram observadas mudanças climáticas contrastantes na Antártica nas décadas recentes. Por exemplo, a Península Antártica está ficando mais quente, seguindo o mesmo padrão do Hemisfério Sul. Por outro lado, o leste da Antártica apresenta pouca mudança, e até um pequeno esfriamento perto da costa.

Foto: Divulgação/British Antarctic Survey
(Bruno Calixto)
Revista Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...