terça-feira, 6 de novembro de 2012

Primeira cidade a votar nos EUA tem empate entre Obama e Romney


Dixville Notch, no Estado de New Hampshire, começou votação no 1º minuto desta terça (6). Obama e Romney receberam 5 votos cada (Foto: APTN/AP)A pequena cidade de Dixville Notch, no estado de New Hampshire, nos Estados Unidos, realizou sua votação um minuto após a meia-noite desta terça-feira (6), a primeira desta jornada eleitoral, e registrou um empate entre o presidente Barack Obama e seu rival republicano, Mitt Romney.
Cada um dos candidatos recebeu cinco votos do total de 10 eleitores registrados neste pequeno assentamento, cuja tradição da votação durante a madrugada atraiu a atenção da imprensa.
De acordo com um dos responsáveis por contabilizar os votos, é a primeira vez que Dixville Notch tem um empate, em mais um indício de que a disputa presidencial pode ser a mais acirrada desde 2000.

Os dados sobre a participação popular e as primeiras pesquisas começarão a ser divulgados assim que os colégios eleitorais forem fechados nesta terça-feira.

Votos antecipados
Mais de 31 milhões de americanos registrados já votaram de maneira antecipada até a véspera das eleições presidenciais de terça-feira, em um total de 34 estados e o Distrito de Columbia, segundo dados da Universidade George Mason. 
Como nos Estados Unidos os eleitores podem optar por registrar-se vinculados a um partido, é possível medir a participação de ambas as legendas. Por enquanto, os democratas são maioria nos estados que serão fundamentais neste pleito.
A apuração começará na noite desta terça-feira, enquanto os dados sobre a participação de eleitores e as primeiras pesquisas serão divulgados após o fechamento dos colégios eleitorais na costa leste.
Em estados como a Flórida, que será decisivo e onde as enquetes dão ligeira vantagem ao candidato republicano, Mitt Romney, votaram cerca de 4,5 milhões de pessoas, sendo 43% registrados como democratas e 39% como republicanos.
Em Ohio, outro dos territórios fundamentais neste pleito, já votaram 1,7 milhão das 7,9 milhões de pessoas registradas para comparecer às urnas, com uma ligeira maioria de eleitores democratas, 29% contra 23%.
No Colorado, a participação antecipada também ronda 1,7 milhão, enquanto na Carolina do Norte já superou 2,7 milhões, segundo dados das respectivas secretarias de estado.
AS
Revista Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...