sábado, 17 de novembro de 2012

Show interativo resgata o Nordeste de Luiz Gonzaga

Clássicos como "Asa Branca" ganham versão rock em aula-show, hoje, a partir das 20 horas, na Bienal do Livro
Do universo lírico das músicas de Luiz Gonzaga saem os cenários, os personagens, os causos do espetáculo "O Nordeste e o Brasil em Luiz Gonzaga", apresentado, hoje, a partir das 20 horas, na Arena Multicultural Luís Sá (Arena Jovem) do Centro de Eventos do Ceará, dentro da programação da X Bienal Internacional do Livro. Idealizado pelo professor e músico Carlinhos Perdigão, o projeto apresenta de forma interativa e lúdica as músicas do velho Lua.


A ideia da iniciativa é agregar novas referências musicais às canções de Gonzagão e explorar as relações possíveis entre gêneros aparentemente bem diferentes da música popular: do forró ao rock´n´roll

A aula/espetáculo mistura performances poéticas, teatrais e projeções de vídeo ao show musical. A ideia, explica Carlinhos, é utilizar as músicas para falar sobre a região que Luiz Gonzaga cantou. O sertão era a sua grande inspiração.

O público será convidado a mergulhar no berço cultural do artista, como forma de aprender, por um lado, sobre sua obra, suas músicas, suas referências; e, por outro, sobre a história da região e da época em que ele viveu. "Esse projeto é pensado para valorizar o Nordeste, a nossa cultura, e nada melhor do que falar sobre o Luiz Gonzaga, de contar a história dele, contar a história do forró", ressalta Perdigão. O espetáculo já foi apresentado este ano no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Centro Cultural Bom Jardim, onde será reapresentado na próxima quarta-feira. A ideia, reforça o professor, é prestar uma homenagem a Luiz Gonzaga, valorizando as referências culturais que estão implícitas em sua música.

Além de Carlinhos Perdigão (bateria e recital), o espetáculo conta ainda com Marcelo Justa (guitarra e voz), Oni Matos (contrabaixo) e Gil Soares, ator e humorista que realiza performances durante o show. "É a primeira vez que estou trazendo o elemento do humor, exatamente para capilarizar a atenção das pessoas", destaca.

Repertório

As músicas de Luiz Gonzaga serão apresentadas, no entanto, sob outros vieses estilístico: o rock e o blues. Carlinhos explica que a ideia é agregar novas referências musicais às canções e explorar as relações possíveis entre gêneros aparentemente bem diferentes da música popular.

"Vai entrar o meu lado roqueiro. Vou fazer a minha visão do trabalho de Gonzaga. Com o Marcelo Justa, autor dos arranjos, vamos tocar as músicas em rock´n roll, blues-rock", adianta.

O repertório inclui parcerias com Humberto Teixeira, como "Asa Branca", "Assum Preto", "Paraíba", e Zé Dantas, como "Vem, morena", "Cintura Fina" e "ABC do Sertão". Esta última, ilustra Perdigão sobre o caráter pedagógico do espetáculo, é um ótimo ponto de partida para trabalhar com os estudantes as diversidades linguísticas de cada região.

A escolha das músicas foi pautada pelas possibilidades de contar histórias. Entre uma música e outra serão entremeadas performances e leituras sobre Luiz Gonzaga e o universo cultural nordestino. "Escolhemos clássicos como ´Respeite Januário´, que é uma música que diz muito a respeito de Gonzaga. As músicas dele são muito autobiográficas. Vamos colocar as canções dentro da visão de mundo dele, da visão da época", reforça.

Serão utilizados, por exemplo, vídeos raros de Gonzagão, trechos de suas participações em filmes. A programação da Bienal do Livro segue até amanhã, com visitação gratuita de 9 horas às 22 horas.

Mais informações:

Espetáculo "O Nordeste e o Brasil em Luiz Gonzaga". Hoje, às 20 horas, no Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999) Gratuito. Contato: (85) 3226.1189

FÁBIO MARQUESREPÓRTER 
Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...