sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Cantor faz shows em SP e lança canções inéditas na internet

Campeão de vendas na loja virtual iTunes, o disco "Esse cara sou eu" reúne quatro canções do Rei
Quatro noites no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP), todas esgotadas - o que dá um público de mais de 40 mil pessoas. Muita gente tentou comprar, mas a reserva de mercado dos clientes Credicard/Citibank/Diners é implacável, então Roberto Carlos não se revelou mais tão acessível a todos os seus súditos.

Roberto Carlos: campeão de vendas na versão brasileira do iTunes, o cantor lançou um pacote de canções exclusivo. O carro-chefe é "Esse cara sou eu", nova parceria com Erasmo Carlos FOTO: ERALDO PLATZ/ AGÊNCIA AZIMUTE

Ontem foi a primeira noite. A última será no domingo, dia 11. Roberto Carlos, como se sabe, não faz movimentos estrepitosos em sua carreira. É tudo muito lento e calculado. Este final de ano não será diferente. Esta semana, ele lançou um novo disco de apelo noveleiro. Bom, não chega a ser "novo" nem chega a ser um "disco". Trata-se de um EP (Extended Play), com apenas quatro canções: o funk melody inédito "Furdúncio" (Roberto e Erasmo); a música da novela das 9, "Esse Cara Sou Eu"; e duas canções antigas: "A Volta" (que foi tema do personagem Jatobá na novela "América") e "A Mulher Que Eu Amo" (usada na novela "Viver a Vida", tema de Helena, personagem vivida por Taís Araújo).

"Esse Cara sou Eu", na trilha de "Salve Jorge!", a nova novela global de Gloria Perez, já é uma das canções mais tocadas no País no momento. Não é uma das melhores de Roberto na musicalidade, mas a lírica o mostra em grande forma. "O cara que pensa em você toda hora/ Que conta os segundos se você demora/ Que está todo tempo querendo te ver/ Porque já não sabe ficar sem você/ E no meio da noite te chama/ Pra dizer que te ama/ Esse cara sou eu".

Funk

A novidade é o funk melody "Furdúncio", um mergulho de Roberto no universo que Claudinho & Buchecha tornaram massivo no País. O funk é um ritmo do qual Roberto se aproxima desde 2006, quando fez um convite ao MC Leozinho para participar do seu show anual, e cantou com Leozinho o funk "Se Ela Dança, Eu Danço", na boate do seu cruzeiro Emoções.

A letra de Furdúncio é mais "família" e diz assim: "Onde ela vai eu vou/ Onde ela está/ Eu estou/ E cada dia mais doido por ela eu sou/ Eu sempre imaginei aquilo tudo pra mim/ Mas só acreditei quando ela disse que sim". Lançado no iTunes, o EP com quatro músicas já era o mais vendido da loja virtual na semana passada em compras antecipadas.

O repertório dos próximos shows é uma incógnita: não se sabe se Roberto vai cantar as novidades ou se vai seguir um roteiro mais convencional.

Em 2013, Roberto Carlos fará outra gravação nos mesmos moldes do show de Jerusalém, gravado em Israel e exibido em 2011. O país escolhido foi a Itália, mas a cidade onde acontecerá a apresentação ainda não foi revelada. Em 2011, a performance em Israel substituiu o especial de fim de ano na Globo.

Especial carioca

Já o Especial de Fim de Ano, que ele grava nos dias 21 e 22 deste mês no Citibank Hall, no Rio de Janeiro, terá o título de "Roberto Carlos - Reflexões", e será dirigido por Jayme Monjardim (que também dirigiu o especial em Jerusalém). Segundo a Rede Globo, pela primeira vez o próprio Roberto estará interligando os diferentes números do show, interagindo com os convidados e fazendo reflexões sobre sua carreira e as canções que serão apresentadas no show. Ele gravará externas na cidade do Rio, coisa que há muito não fazia.

No espetáculo, Roberto vai mostrar a versatilidade que marca sua carreira, com samba, funk, pagode e rap nas vozes dos convidados Arlindo Cruz, Seu Jorge, Michel Teló, DJ Memê, as empreguetes Cida (Isabelle Drummond), Rosário (Leandra Leal), Penha (Tais Araújo), Chayene (Cláudia Abreu) e Socorro (Titina Medeiros). "Mostraremos um Roberto Carlos jovem, cujas letras atingem todas as gerações e todos os ritmos", disse Jayme Monjardim, diretor de núcleo.

Nova biografia

Mais de um ano após ser anunciado, ainda não saiu o Collector´s Book "Rei" (Toriba Editora), um sofisticado volume que pesa 25 quilos e custaria em torno de R$ 6,5 mil. O projeto esbarra no perfeccionismo do cantor, que demora a aprovar o material e muda constantemente de ideia sobre o que pode ou o que não pode ser publicado. Foi anunciado em Jerusalém e prevê uma edição numerada de 300 exemplares no início (o plano era publicar apenas 3 mil exemplares). No "boneco" original, conteria rabiscos originais de Roberto para músicas como "Amada Amante" e "Namoradinha de Um Amigo Meu", fotos inéditas do cantor (90% do volume são fotografias). Já tem cinco anos de produção.

EP
Esse cara sou euRoberto CarlosDisponível em apple.com/br/itunes
Sony music
2012, 4 faixas
US$3,99

JOTABÊ MEDEIROS
AGÊNCIA ESTADO 
Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...