segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Clima acirrado marca eleição da OAB-CE


Ocorre hoje a eleição para a nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Ceará (OAB-CE). Mais de 13 mil advogados no Estado deverão comparecer às urnas. Três chapas estão na disputa e o clima de acirramento é evidente, sobretudo entre as candidaturas do atual presidente, Valdetário Monteiro, e de seu principal concorrente, Erinaldo Dantas. O outro nome da disputa é Francisco Colares.
Nos últimos dias, as trocas de farpas entre os defensores das duas candidaturas tomaram conta das redes sociais na Internet e mostram que quem sair vencedor na votação terá trabalho para unir a categoria. Valdetário afirma que sua candidatura foi vítima de ataques e classifica como “lamentável” a campanha de “determinado candidato”. “A campanha se caracterizou, infelizmente, por atos apócrifos e vídeos fraudulentos contra a gente da situação”, critica.

Ele afirmou ter solicitado abertura de inquérito para apurar o conteúdo de vídeo contra sua candidatura. “Como presidente da OAB, repudio veementemente esse tipo de conduta de falsificação de informações, porque foi algo muito sofrível para a democracia”, diz o candidato.
Já Erinaldo rebate as críticas e diz que ele próprio foi quem mais sofreu com agressões durante a campanha. “Fui vítima de ataques, evidentemente elaborados por apoiadores da candidatura adversária”, aponta.

Ele atribui o clima de acirramento dos últimos dias, sobretudo nas redes sociais, ao “desespero” da campanha de Valdetário. “A outra candidatura, quando viu o crescimento do nosso momento, por desespero, partiu para a agressividade”.
Terceira via
Enquanto isso, Francisco Colares aposta que o confronto aberto entre os outros candidatos acaba por criar o terreno fértil para que sua candidatura se apresente como terceira via e surpreenda na eleição. “Acredito que, diante da baixaria que houve entre os outros dois candidatos, nossa perspectiva cresceu muito”, afirma. 

Para ele, o nível das campanhas de Valdetário e Erinaldo acabou criando em parte da categoria um sentimento de aversão a ambos os candidatos. “Amanhã os advogados vão dar a resposta e dizer “abaixo à oligarquia”, completa.
Por quê
ENTENDA A NOTÍCIA

A OAB representa uma das mais importantes e influentes entidades profissionais do Brasil. No Ceará, a eleição para a nova diretoria no triênio 2013-2015 ocorre hoje e mais de 13 mil advogados deverão ir às urnas.
SERVIÇO 
Votação para a escolha da nova diretoria da OAB-CE
Quando: hoje
Onde: Centro de Eventos (av. Washington Soares, 999 - Edson Queiroz)
Horário: das 8h às 16h

Saiba mais
Valdetário Monteiro

Chapa: Mais OAB pra você
Valdetário Andrade Monteiro - presidente
Ricardo Bacelar Paiva - vice-presidente 
Jardson Saraiva Cruz - secretário-geral
Roberta Duarte Vasques Ranguel - secretária-geral-adjunta 
Marcelo Mota Gurgel do Amaral - tesoureiro
FRASES

“A classe tem reconhecido o nosso trabalho e tem aderido às nossas propostas.”
“Propomos a redução da anuidade do advogado de 50%, para o advogado do primeiro ao quinto ano, e de 25% para advogados acima de cinco anos de inscrição.”

Erinaldo Dantas
Chapa: Renova OAB - A Ordem é dos Advogados
Erinaldo Dantas Filho - presidente
Hélio Winston Barreto Leitão - vice-presidente 
Maria Darlene Braga Araújo Monteiro - secretária geral
Said Gadelha Guerra Jr. - secretário-geral adjunto 
Renato César Pereira Lima - tesoureiro
FRASES

“O sentimento da necessidade de renovação e mudança é muito grande na classe.”
“A gente vai reduzir a anuidade, instituir o piso salarial do advogado, oferecer cursos gratuitos, viabilizar o exercício profissional aqui no Ceará”

Francisco Colares
Chapa: OAB com você é progresso
Francisco José Colares Filho - presidente 
Sandra Maria Matos Rocha - vice-presidente
Silvio Vieira da Silva - secretário-geral 
Maria de Lourdes A. Bernardo de Oliveira - secretária-geral adjunta
Alencarina Maria Pereira de Alencar - tesoureiro 

FRASES
“Nossa campanha é de origem. É feita no fórum, onde os advogados militam diariamente.”

“Vamos acabar com essa história de que juiz e promotor não tem prazo a cumprir. Atualmente, só quem cumpre prazo é advogado.”


O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...